Primeira etapa da testagem começou na última segunda-feira (30) e segue até 16 de dezembro, com idosos com idade acima de 70 anos
A Secretaria de Saúde de Iguaba Grande deu início à testagem em massa da população nesta semana. A ação está sendo realizada para identificar pessoas que possam estar contaminadas com o novo coronavírus. De acordo com a Prefeitura da cidade, cerca de 20 mil testes foram adquiridos e serão realizados nas UBSs onde os moradores estão cadastrados.
Segundo as informações, para evitar aglomeração, a testagem em massa será realizada em pessoas que não apresentem nenhum sintoma da Covid-19 (assintomáticas), de forma escalonada por meio do agendamento prévio. A primeira etapa começou na última segunda-feira (30) e segue até 16 de dezembro, com idosos com idade acima de 70 anos. O cronograma de testagem é:
– Idosos acima de 70 anos: de 30/11 a 16/12
– Idosos acima de 60 anos: de 16/12 a 08/01
– Adultos e crianças: a partir de 11/01
De acordo com a Diretora da Atenção Básica de Saúde de Iguaba, Cinta Priscilla, a estratégia de testagem em massa foi adotada para detectar as pessoas que estão com a doença, mas estão assintomáticas. “A partir deste monitoramento vamos iniciar o protocolo de isolamento social e tratamento, diminuindo assim a aceleração do contágio, prevenindo agravamentos e taxas de letalidade”, explicou.
Os testes de covid-19 nas UBSs serão realizados de segunda a sexta, das 8h às 17h. O agendamento pode ser feito pessoalmente na unidade onde o morador possui cadastro, ou através do Whatsapp (22) 98813-3804.
A Secretaria de Saúde de Iguaba informa que, além dos testes em massa nas UBSs, o Centro de Triagem (localizado ao lado da UPA) continuará funcionando normalmente oferecendo testes para pessoas sintomáticas seguindo protocolos do Ministério da Saúde.