Município entra na Bandeira Laranja e muda as regras para funcionamento do comércio. Iguaba registra 1.129 casos confirmados de Covid-19
O município de Iguaba Grande terá novas medidas de prevenção ao contágio pelo Covid-19 a partir desta segunda-feira (30). O novo decreto, Nº 1.936/2020, assinado pelo prefeito, Vantoil Martins, registra novas diretrizes temporárias e emergenciais para o controle da pandemia.
As novas normas foram discutidas durante reunião realizada nesta quinta-feira (26) com a presença de representantes de diversas Secretarias Municipais. O decreto estabelece que a cidade passe da bandeira amarela para laranja e que o descumprimento das determinações podem gerar multas no valor de R$ 150 a R$ 10 mil, ou o dobro em caso de reincidência.
O documento estabelece orientações como: os cidadãos do grupo de risco deverão permanecer em suas residências; fica proibida a realização de qualquer evento que promova aglomeração de pessoas; o uso de máscaras de proteção facial volta a ser obrigatórios, entre outras diretrizes.
“Devido ao avanço visível dos casos de covid, entendemos que havia a necessidade de reforçarmos as medidas de prevenção. Não vamos decretar lockdown, pelo menos por enquanto, porque acreditamos que teremos o apoio da população, e também dos nossos comerciantes, nessas novas medidas de prevenção. Mas vamos reforçar nossas campanha de conscientização com apoio da Guarda Municipal e equipe de Posturas porque combater esse vírus é uma obrigação de todos nós, cidadãos”, explicou Vantoil.
Por conta da bandeira laranja, o novo decreto também autoriza o funcionamento de estabelecimentos comerciais, com restrição de horário, e autoriza o funcionamento das igrejas, templos religiosos e afins com restrição de 50% da lotação máxima, respeitando medidas como distanciamento mínimo de 1,5 metros entre os fiéis, disponibilização de álcool gel para a higienização dos frequentadores e adoção de Livro de Presença.
Segundo o documento, as atividades consideradas essenciais poderão funcionar normalmente desde que intensifiquem as ações de higienização e prevenção, e mantenham os ambientes internos com ampla ventilação. Entre o comércio, são considerados nesta categoria os estabelecimentos como farmácias, supermercados, mercados, açougues, peixarias, hortifrutigranjeiros, quitandas e centro de abastecimento de alimentos, lojas de venda de alimentos para animais, distribuidora de gás, distribuidora de água mineral, padarias, postos de combustível, lojas de conveniência, lojas de produtos de limpeza, agências bancárias e lotéricas, hospital, clínica, laboratório e estabelecimentos congêneres, restaurantes e feira livre para a comercialização de produtos hortifrutigranjeiros.
O decreto completo pode ser acessado no site da prefeitura ou por meio do link.
COVID-19
A última atualização do município quanto aos casos de infectados pelo novo coronavírus foi divulgada nesta sexta-feira (27). Até o momento, a secretaria de saúde registrou 1.129 pessoas confirmadas com o contágio do Covid-19.
Os dados mostram que Iguaba teve 81 óbitos pela doença e que 81 casos ainda são suspeitos. A última atualização marca 6 pessoas internadas.
As informações sobre o coronavírus na cidade estão disponíveis no portal oficial da prefeitura.