Prefeitura anunciou a medida no fim da tarde de segunda-feira (7)
Diante da liberação do governo do estado, por meio de decreto, a Prefeitura de Iguaba Grande decidiu tornar o uso de máscaras faciais de proteção contra a Covid-19 facultativo, tanto em locais abertos como fechados com ventilação natural. A cidade é a terceira da Região da Costa do Sol a tomar essa iniciativa, depois de Quissamã e São Pedro da Aldeia.
O Decreto Municipal n° 2045/2022 publicado no Portal da Transparência do município, na segunda-feira (7), diz que ainda permanece obrigatório o uso de máscaras em locais fechados que não tem ventilação natural, unidades de saúde e nos setores administrativos. Nas escolas, cursos, creches e demais unidades educacionais o uso da máscara é facultativo em ambientes abertos, sendo obrigatório nas salas de aula e outros locais fechados.
Segundo a Prefeitura, a flexibilização foi permitida a partir da melhoria do cenário epidemiológico da Covid-19 na cidade, com diminuição da taxa de incidência de casos graves e óbitos, redução da positividade dos exames, e também, redução da demanda por leitos de internação.
Além disso, foi levado em consideração a elevada cobertura vacinal para todas as faixas etárias maiores de cinco anos contra a Covid-19 na cidade.