Prefeito reeleito em Maricá anuncia o nome de Igor Sardinha para retornar à Secretaria de Desenvolvimento Econômico em 2021
Com a proximidade do início de 2021, os prefeitos eleitos nas cidades da Costa do Sol têm confirmado os nomes que irão compor o secretariado. Nesta terça-feira (29), o prefeito reeleito de Maricá, Fabiano Horta (PT), confirmou a volta de Igor Sardinha para o cargo de Secretário de Desenvolvimento Econômico.
Igor esteve à frente da secretaria nos últimos anos, porém se afastou da pasta em maio deste ano, para concorrer à prefeitura de Macaé durante o pleito de 2020.
De acordo com o futuro secretário, uma das propostas que serão aplicadas serão políticas públicas de desenvolvimento econômico com justiça social, como foco no aperfeiçoamento da Moeda Social, geração de emprego, crédito para o micro e pequeno, e proteção aos trabalhadores informais.
Maricá é um dos municípios que já utiliza a ferramenta das Moeda Social como forma de democratização da renda e recuperação da economia. A ‘Mumbuca’, nome dado em homenagem ao nome do rio que corta vários bairros da cidade, é bastante aceita dentro do município. A moeda foi criada em 2013, no governo de Washington Quaquá e foi continuada pelo atual prefeito Fabiano Horta. Inicialmente, ela surgiu para o pagamento de um benefício de renda mínima pela prefeitura de Maricá. Porém, durante a pandemia, o projeto se expandiu, e o auxílio para 23 mil desses moradores foi ampliado para 1.045 mumbucas (equivalentes a um salário mínimo), o que ajudou a socorrer quem ficou sem trabalhar na crise e foi uma medida econômica importante.
Secretariado
O prefeito reeleito também confirmou outros nomes para o secretariado, sendo a maioria, pessoas que já ocupavam cargos na administração municipal. Entre os secretários (as) confirmados, estão:
Jorge Castor: Assistência Social;
Simone Costa e Silva: Saúde;
Adriana da Costa: Educação;
Filipe Bittencourt: Esportes;
Leonardo Alves: Planejamento, Orçamento e Gestão;
Julio Cesar Veras Vieira: Segurança Pública e Gestão de Gabinete Institucional;
Maria José de Andrade: Administração;
Hélter Ferreira: Cidade Sustentável;
Celso Cabral: Urbanismo;
Julio Carolino: Agricultura, Pecuária e Pesca;
José Carlos de Azevedo: Economia Solidária;
Adelso Pereira: Iluminação Pública;
João Carlos de Lima: Participação Popular, Direitos Humanos e Mulher;
Sheila Pinto: Políticas Inclusivas;
André Casquinha: Transportes;
Sady Bianchin: Cultura;
João Maurício de Freitas: Secretaria de Governo;
Robson Dutra: Turismo;
Fabricio Bittencourt: Proteção e Defesa Civil;
Fabricio Porto: Procuradoria;
Joab Santana: Controladoria Geral;
Victor Maia: Habitação e Assentamentos Humanos.
Fabiano Horta (PT) venceu à eleição municipal com 88,09% dos votos, 76.285 no total.