Pular para o conteúdo
Search
Degradê com CSS

Alerj vota ICMS Educacional que muda repasse do imposto para municípios do Rio

Alerj vota ICMS Educacional que muda repasse do imposto para municípios do Rio
Plenário da Alerj vota projeto que regulamenta critérios educacionais no repasse do ICMS aos municípios do Rio / divulgação
Plenário da Alerj vota projeto que regulamenta critérios educacionais no repasse do ICMS aos municípios do Rio / divulgação

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) vota nesta terça-feira (3), em discussão única, um projeto que regulamenta o chamado ICMS Educacional, mecanismo que altera a forma de distribuição de parte do imposto arrecadado aos municípios fluminenses com base em indicadores de aprendizagem e equidade.

A proposta está na pauta da sessão plenária marcada para as 15h, após a solenidade de abertura do ano legislativo de 2026, no Palácio Tiradentes. Segundo a Constituição Federal, 25% do total do ICMS arrecadado deve ser repassado às prefeituras, e uma emenda constitucional determinou que 10% desse montante seja distribuído conforme a melhoria dos resultados educacionais.

O texto em votação é o Projeto de Lei 6.659/25, enviado pelo Poder Executivo, e cria regras estaduais para aplicar o critério educacional no repasse do imposto. A regulamentação é considerada necessária para que o Estado do Rio possa receber recursos do Fundeb, conforme exigência federal.

De acordo com o projeto, será criado o Índice de Progressão da Aprendizagem com Equidade do Estado do Rio de Janeiro (IPAERJ), baseado em três indicadores: aprovação escolar, avanço da aprendizagem e fatores associados ao desempenho, com dados elaborados pela Secretaria de Estado de Educação.

A proposta estabelece que os municípios só serão elegíveis ao repasse do ICMS Educacional caso cumpram critérios mínimos de participação dos estudantes nas avaliações e comprovem avanços que reduzam desigualdades associadas a fatores socioeconômicos.

A previsão da Lei Orçamentária Anual de 2026 é de que o Estado arrecade R$ 57,32 bilhões em ICMS neste ano. O restante do repasse seguirá os critérios já definidos pela legislação federal e estadual, como população, área territorial e conservação ambiental.

Além do projeto sobre educação, os deputados também analisam outras matérias, como a criação de um programa de descarte seguro de vasilhames de vidro para combater falsificação de bebidas e uma proposta que obriga empresas de entrega por aplicativo a instalarem pontos de apoio para entregadores.

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Alerj vota ICMS Educacional que muda repasse do imposto para municípios do Rio

Maricá prende homem por tentativa de feminicídio após agressão contra ex-sogra

Prolagos e Inea desarticulam furto de água em Cabo Frio com cisterna clandestina de 240 mil litros

Volta às aulas em Búzios é nesta quarta (4); duas escolas só retomam em 23 de fevereiro

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

[mailpoet_form id="2"]