A obra seria para a construção do Dormitório da Guarda Municipal
Utilizando as redes sociais, o Instituto dos Arquitetos do Brasil – Núcleo Búzios veio a público mostrar sua preocupação com a obra de construção do dormitório da Guarda Municipal, no terreno onde fica a antiga prefeitura, na Praça Santos Dumont.
O grupo alerta que a construção, já licitada, será em local indicado pelo Plano Diretor para Tombamento, pois faz parte do patrimônio histórico do município. Segundo a postagem do IAB, “mesmo que a obra não afete o prédio existente, de acordo com a lei, nada poderá ser construído no terreno em que está inserido, até o tombamento do imóvel, que deverá trazer as normas e diretrizes para possíveis alterações no conjunto Arquitetônico e Urbanístico. E existe ainda a questão da ocupação de uma das áreas mais nobres da cidade, com grande vocação para receber um Equipamento Cultural, que a cidade tanto necessita (inclusive existe projeto de um teatro ali, feito pelo Arquiteto Claudio Bernardes)”.
Finalizando a nota, o grupo afirma que por estar em área de Especial Interesse Cultural, este projeto deveria ser discutido nos conselhos municipais, como o de Cultura, Turismo, Planejamento e Meio Ambiente. E solicita a suspensão do mesmo.