A Via Boho lançará nesta quarta-feira, dia 02, sua coleção Verão 2020 nas lojas de Búzios e em Ipanema, na capital. A coleção, que tem como tema “Sheva: frutos sagrados de Israel”, traz os furtos que serviram de inspiração para a criação de dez estampas da estilista Verônica Hime, dona da marca, sendo eles: o trigo, a cevada, as uvas, os figos, as romãs, as azeitonas e as tâmaras, que deram origem às estampas de vestidos, saias, macacões, blusas, shorts e calças, além de sapatos, sandálias e bijus. A coleção foi inspirada, segundo a estilista Verônica, depois de uma viagem que ela fez a Israel com família, em 2018. Encantada com a história, arquitetura e com os costumes do país, a estilisita contou que se encantou com as diferenças entre as pessoas que lá vivem, e porque conheceu um “turbilhão”, que envolve religião, cultura e gastronomia. Isso a encheu de ideias para a nova coleção. Depois de um ano, Verônica voltou com um olhar mais apurado e teve a ideia de fazer a coleção.
Também chamou a atenção da estilista o contraste do deserto com o Mar Morto, com águas mornas azul-esverdeadas, que deu origem ao patinado da estampa romã. Assim como o bege da pedra calcária, comum na arquitetura, que pode ser visto do chão às fachadas das casas e prédios, em Jerusalém. O tom também serviu de fundo para algumas estampas.
“O resultado é uma coleção linda, leve, fresca e com muito estilo. Que venha o Verão, no Rio de Janeiro e em Búzios”, ressaltou a estilista.
Saiba os significados dos frutos sagrados que inspiraram a coleção Verão 2020:
Trigo (Chesed) – bondade, misericórdia e também prosperidade
Cevada (Guevurá) – disciplina, resgate
Uvas (Tiferet) – harmonia, cumplicidade
Figos (Netzach) – perseverança, vitória e prosperidade
Romãs (Hod) – fertilidade e vitória
Azeitonas (Yesod) – criação, unção, proteção e luz
Tâmaras (Malchut) – realeza, nobreza e doçura
Sobre a marca Via Boho
A Via Boho foi criada em 2016, com lojas em Ipanema, na Zona Sul do Rio, e em Armação dos Búzios. A criadora da marca se inspirou nas boutiques do Soho, em Nova Iorque, local onde nasceu o movimento dos boêmios do Soho. Daí, a junção das duas palavras que deram origem ao termo “Boho”, que, com o tempo, passou a ser um estilo. E, “Via” é o meio que nos leva a ter o estilo boho.
Sobre a criadora
Verônica Hime é ex-jornalista, com passagens por agências de publicidade, e esteve à frente de uma agência de Assessoria de Imprensa e Marketing. Após uma pausa para ser mãe, retornou ao mercado de trabalho com um novo desafio: criar sua própria marca em moda. A criadora da marca se inspirou em marcas da Europa e EUA, estudou modelagem e estamparia e, hoje, modela e cria suas próprias estampas.
Parceria para coleção Verão 2020
Nessa coleção, a Via Boho convidou a marca mineira Lázara Design para desenhar as bijuterias dos frutos sagrados que complementam a coleção.
Foto: @photohonorato