Menu

Cidades

HPM realiza segunda doação de órgãos de 2019

Diretor do HPM, Dr. Márcio Bittencourt. Data: 17/02/2016. Foto: Bruno Campos/Prefeitura de Macaé

O Hospital Público Municipal (HPM) realizou a segunda captação de órgãos de 2019 na semana passada. O comprometimento das equipes do hospital, a rapidez na realização dos testes clínicos e o acolhimento familiar possibilitam a realização do procedimento, importante para salvar vidas e que só pode ser oferecido voluntariamente pela família de um doador.

O procedimento foi realizado por meio da Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) em parceria com o Programa Estadual de Transplante. A equipe de médicos do programa veio do Rio para captar o fígado e os rins do jovem.

Segundo a voluntária que faz parte da Comissão, Denize Neto, o doador foi um jovem de 27 anos, que sofreu um acidente de moto e teve traumatismo craniano, resultando em morte cerebral constatada pela equipe médica.

Ela explica que todo paciente em morte encefálica pode ter os órgãos doados. Após o diagnóstico, através de exames específicos, a família deve ser consultada e orientada sobre o processo de doação de órgãos. “Para ser doador de órgãos e tecidos é fundamental comunicar à família o desejo da doação, não precisa deixar por escrito”, frisou Denize.
Os órgãos que podem ser doados por pessoas mortas são: córnea, rim, fígado, coração, pulmão, pâncreas e fêmur. A primeira captação de órgãos do ano no HPM foi realizada dia 24 de janeiro e o doador dos órgãos foi um rapaz de 22 anos que sofreu um acidente de moto e teve um politrauma, resultando em morte cerebral constatada pela equipe médica.

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Escola de Artes e Ofícios Zanine em Búzios promove Experiências Criativas para Adultos

Búzios promove terceiro encontro do Seminário Abolição da Escravatura

Angela na Babel – A Coluna da Angela Barroso na Prensa #18

Cientista Janis Roze homenageado em descoberta de nova espécie de cobra coral