Search
Degradê com CSS

HPM realiza segunda doação de órgãos de 2019

Diretor do HPM, Dr. Márcio Bittencourt. Data: 17/02/2016. Foto: Bruno Campos/Prefeitura de Macaé

O Hospital Público Municipal (HPM) realizou a segunda captação de órgãos de 2019 na semana passada. O comprometimento das equipes do hospital, a rapidez na realização dos testes clínicos e o acolhimento familiar possibilitam a realização do procedimento, importante para salvar vidas e que só pode ser oferecido voluntariamente pela família de um doador.

O procedimento foi realizado por meio da Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) em parceria com o Programa Estadual de Transplante. A equipe de médicos do programa veio do Rio para captar o fígado e os rins do jovem.

Segundo a voluntária que faz parte da Comissão, Denize Neto, o doador foi um jovem de 27 anos, que sofreu um acidente de moto e teve traumatismo craniano, resultando em morte cerebral constatada pela equipe médica.

Ela explica que todo paciente em morte encefálica pode ter os órgãos doados. Após o diagnóstico, através de exames específicos, a família deve ser consultada e orientada sobre o processo de doação de órgãos. “Para ser doador de órgãos e tecidos é fundamental comunicar à família o desejo da doação, não precisa deixar por escrito”, frisou Denize.
Os órgãos que podem ser doados por pessoas mortas são: córnea, rim, fígado, coração, pulmão, pâncreas e fêmur. A primeira captação de órgãos do ano no HPM foi realizada dia 24 de janeiro e o doador dos órgãos foi um rapaz de 22 anos que sofreu um acidente de moto e teve um politrauma, resultando em morte cerebral constatada pela equipe médica.

Noticiário das Caravelas

Matérias Relacionadas

Documentário celebra 20 anos do Rio das Ostras Jazz & Blues Festival

Macaé abre 302 vagas de trabalho em diversas áreas

Adeus a Gabriel Peixoto, um mineiro buziano

Julgamento de Carlos José de França pelo assassinato de Florencia Aranguren será em abril

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!