Os amantes de vinho se encontraram nesta sexta-feira (13) no Hotel Ferradura Resort em Búzios para degustação de mais de 100 rótulos de vinícolas de diversas partes do mundo. Franceses, espanhóis, portugueses e brasileiros, tinto, seco, suave, branco e, espumantes, deram o tom da noite. Acompanhados pelas apresentações do músico George Israel e seu saxofone mágico.
Esse é o tipo de evento que faz Búzios permanecer no mapa dos melhores destinos a se visitar. Um feriadão maravilhoso de sol, e pouco vento, e vinho. Acontecendo desde quinta-feira(12) e seguindo até domingo(15), o evento é a melhor opção para o feriado. Escolhi a sexta-feira para conhecer essa proposta que, pelo que presenciei, agradou todo mundo e deixou quem ficou na dúvida, com vontade de participar nos outros dias.
Às 17h com o pôr do sol brindando quem estava no lounge com uma sessão maravilhosa com Geroge Israel, esbanjando vitalidade e um repertório dançante e atual, que deixou todo mundo no clima para a degustação que aconteceria em seguida. Foi difícil finalizar a sessão sob os gritos de “bis” e “mais um” da platéia.
A degustação dura duas horas dentro do centro de convenções, super organizado e bem divido nos fez viver uma experiência sensorial com o paladar e o olfato, nos melhores vinhos escolhidos a dedo pelos organizadores, e com o visual lindo dos rótulos que encantou e era alvo do cliques de quem passava pelas opções, uma mais especial que a outra. Era impossível resistir. Degustar todos era um desafio.
Quero destacar algumas experiências pessoais, a começar pelos expositores e suas diversidades, e em alguns momentos o que mais me atraía era a beleza das pessoas, parte de um todo de quem se preocupa em oferecer o melhor para quem está no evento. Muitas histórias durante a degustação, e para mim, que vivo de contar histórias foi um deleite. O público feminino estava ocupando os espaços, e vejo nisso um empoderamento, muitas mulheres com quem conversei e que entendem de vinho falaram sobre esse momento de transformação. Os clubes de vinho são uma nova sensação e tem trazido as mulheres cada vez mais para esse mundo tão historicamente masculino. Eu fiquei animada em saber mais, e apaixonada pela ideia dos clubes de vinho, já esperando a próxima edição.
Dois rótulos foram os meus queridinhos, Almendra Croft, um vinho branco gelado que me conquistou, o sabor ficou no céu da boca enquanto conversava. Degustei com a certeza de que nenhum outro ocuparia o lugar no meu coração e no meu paladar. E essa garrafa linda com um design feminino, Chateau Grassier, um espetáculo, uma explosão. Saí com a certeza de que os dois iriam comigo para acasa. A perfeição desses dois rótulos me deixou extasiada.
E não posso deixar de falar de outro rótulo, o ‘Pride’, que foi a sensação do tour, um vinho que conquistou quem passava pelo estande e que era o burburinho, enquanto estava em outro estande ouvia, “Você já foi lá no estande do arco-íris?”. Eu não poderia passar sem foto, vídeo e boomerang. Como blogueira foi o ponto alto do tour, nesse momento em que vivemos tanta ignorância e retrocesso.
E não pensem que acabou por aqui, você pode conhecer o evento hoje e no domingo. Basta comprar seu ingresso pelo site ou lá mesmo no Hotel Ferradura Resort. Eu volto, no domingo, para fechar com chave de ouro esse evento, que certamente vai estar no calendário oficial de Búzios para os próximos anos, mas essa informação, só conto com detalhes no domingo.
Preciso agradecer á minha amiga e desde aqui em diante parceira Mariana de Vilhena Kolomitzeff, pelas lindas fotos e a sensibilidade do melhor ângulo e bom gosto. Um evento assim sem a melhor fotógrafa jamais daria o mesmo resultado aqui no BLOG. Obrigada sua maravilhosa!
*Crédito das Fotos – Mariana de Vilhena Kolomitzeff