O icônico Hotel Nas Rocas, localizado na deslumbrante Ilha Rasa em Búzios, está prestes a passar por uma metamorfose radical. Com projeto arquitetônico do Escritório Técnico Raja Gabaglia, o lendário estabelecimento será totalmente repaginado, marcando o início de uma nova era de luxo, hospitalidade e sustentabilidade não só no mais famoso balneário fluminense, mas refletindo em toda costa brasileira. Este projeto faz parte do ambicioso case do Resid Club & Hotéis, que atuará em três frentes distintas: o Resid Destinations, com os hotéis próprios do clube em destinos icônicos do Brasil; o Resid Exclusive Selection, uma seleção dos melhores hotéis do Brasil e do mundo, com condições exclusivas para os membros; e o Resid Experiences, envolvendo os clientes em workshops, visitas guiadas a exposições, degustações, entre outras experiências exclusivas e singulares.
Após a obtenção da última licença necessária, as obras estão programadas para começar ainda este ano, prometendo uma experiência hoteleira única que valoriza tanto o conforto quanto o respeito pelo meio ambiente. O projeto, apresentado em eventos exclusivos em São Paulo e Paris, destaca um compromisso com a sustentabilidade, exclusividade e integração com a cultura local, além do luxo. Entre os sócios, além de “Paulo Henrique Barbosa, representando a visão empreendedora do projeto”, está Claudia Ribeiro, Rafael Caiado, Francisco Costa Neto e o chef Alex Atala.
“Em relação ao quesito experiences, na Resid é um tripé: hospitalidade, autoral e singular. É o que entregamos aos nossos clientes em tudo que realizamos e é o que será entregue no Nas Rocas, em Búzios. É o que se chama no mercado de priceless, realmente são experiências que não tem preço. Um exemplo recente foi recebermos nossos clientes na casa do Alex Atala, não no D.O.M, o restaurante, mas na casa Atala mesmo. Isso é priceless. Uma experiência assim, pessoal, não está disponível no mercado. Só a Resid oferece”, explica Paulo Henrique.
De acordo com os envolvidos, o empreendimento visa não apenas preservar a rica história do antigo Hotel Nas Rocas, fundado nos anos de 1980, com seu auge no idos de 1990, tendo hospedado nomes como Bono Vox, Madonna, Gianni Angnelli, e integrantes da banda Queen, mas também deixar um impacto positivo no meio ambiente e na comunidade local. Já há projetos sendo elaborados para serem desenvolvidos junto com as associações de quilombolas, marisqueiras e pescadores tradicionais.
“Faz parte dessa entrega de experiências únicas estar em lugares exuberantes, o Na Rocas é um lugar assim. Mas só exuberante não ´seria o suficiente, porque Brasil é exuberante de ponta a ponta. A escolha do local também está vinculada a história. Há uma lembrança positiva por toda parte do que foi o hotel, que coincidiu seus tempos áureos aos tempos áureos de Búzios. Acreditamos que o empreendimento chega para servir de catalizador para essa retomada de Búzios”, defende.
Estilo Búzios, junto com a paisagem natural, um dos principais ativos da cidade, nem precisa dizer que será respeitado – “Octavio Raja Gabaglia, líder do projeto e arquiteto visionário, afirma que a preservação da identidade arquitetônica de Búzios é fundamental para a redefinição do conceito de luxo e sustentabilidade na região.” O novo projeto ocupa uma área menor que o hotel anterior, respeita áreas de interesse natural ainda intocadas, e também inclui os mais modernos meios de drenagem e tratamento de esgoto (esgoto zero no mar) no mundo, tudo unindo o simples com o elegante, e o rustico com o luxo.
A revitalização do Hotel Nas Rocas promete impulsionar a economia local de Búzios, aumentando a qualificação do turismo, o poder de compra e consumo na região, e, consequentemente, a geração de empregos e renda. Além disso, a iniciativa visa promover uma imagem positiva do Brasil no cenário internacional, destacando-se como um destino comprometido com a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável.
“Este renascimento à beira-mar não só elevará os padrões de luxo e hospitalidade em Búzios, mas também servirá como um modelo inspirador para a indústria hoteleira brasileira, demonstrando que é possível oferecer experiências excepcionais aos hóspedes enquanto se preserva e protege o meio ambiente. ”, afirma Paulo Henrique, completando que a previsão são mais cinco hotéis com esse conceito, tendo como os próximos possíveis locais, Fernando de Noronha, Trancoso, Pantanal e Amazônia.