Neste primeiro momento, a unidade funciona para atendimento clínico
O Hospital Universitário Reitor Hesio Cordeiro, em Cabo Frio, iniciou as atividades na quarta-feira (8). A unidade é administrada pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) e funciona onde era o Hospital Unilagos, fechado desde dezembro de 2020. Segundo a Uerj, neste primeiro momento, está funcionando para atendimento clínico, ou seja, pacientes que não precisam de emergência, CTI ou cirurgia. O hospital foi inaugurado em outubro deste ano.
Uma parceria com o Governo do Estado do Rio de Janeiro possibilitou a reabertura do estabelecimento, que conta com cerca de 50 leitos, inicialmente priorizando tanto o atendimento à Covid-19 para a população da Região dos Lagos, quanto o tratamento das sequelas causadas pela doença, mas com a baixa das internações está com atendimento clínico.
Para marcar a transferência da rede privada para a pública, o novo hospital presta homenagem ao médico sanitarista e ex-reitor Hesio Cordeiro, professor do Instituto de Medicina Social da Uerj (que leva seu nome) e um dos idealizadores do Sistema Único de Saúde (SUS).
A unidade fica na Rua Arízio Gomes da Costa, 186, no Jardim Flamboyant.