Unidade do Unilagos foi para atender a demanda da Covid-19. Hospital teve suas atividades encerradas em setembro de 2020
O Hospital Unilagos, em Cabo Frio, passará por uma vistoria nesta segunda-feira (22), feita pelo Governador do Estado, Cláudio Castro, e a equipe da Secretaria Estadual de Saúde, com o intuito de verificar a possível reabertura da unidade, que poderá ser usada como polo de tratamento da Covid-19.
Os prefeitos da Região Costa do Sol se reuniram com o Governador neste domingo (21), para discutir os trâmites desta possível reabertura. O encontro se deu de forma virtual e reuniu representantes de Cabo Frio, Arraial do Cabo, Búzios, São Pedro da Aldeia, Iguaba Grande e Casimiro de Abreu.
De acordo com o pronunciamento de José Bonifácio, prefeito de Cabo Frio, a inspeção do Unilagos irá tratar com a direção da unidade a possibilidade de abrir 20 leitos de UTI e 30 de enfermaria para agilizar o tratamento do novo coronavírus em toda a região. Além do município, cidades como São Pedro e Búzios também estão no limite da ocupação de leitos.
O Hospital teve suas atividades encerradas em setembro de 2020. Inaugurado em abril, o centro foi criado para garantir vagas de UTI com respiradores para atendimento, exclusivo a cabo-frienses, no tratamento da doença.
No primeiro semestre do último ano, a Prefeitura havia anunciado que a principal preocupação da Secretaria de Saúde era um grande aumento na procura e, consequentemente, a falta de vagas, porém, no anúncio do fechamento da unidade, a pasta afirmou que, naquele momento não seria mais necessário manter o hospital, visto que o pico da pandemia no município aconteceu em junho.
De 16 de abril de 2020 até 12 de setembro, a unidade realizou 250 internações, com 155 pacientes recuperados e 86 óbitos.