Pular para o conteúdo
Search

Hospital Estadual Roberto Chabo ganhará centro de trauma e mais leitos de CTI para ampliar atendimento na Região dos Lagos

O Hospital Estadual Roberto Chabo é uma unidade da Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ) administrada pelo Ideas, e recebe pacientes regulados dos municípios de Araruama, Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Casimiro de Abreu, Iguaba Grande, Rio das Ostras, São Pedro D’Aldeia e Saquarema.

Referência no atendimento a pacientes com múltiplos traumas, o Hospital Estadual Roberto Chabo, em Araruama, está na fase final das obras de construção do centro de trauma e ampliação e modernização do Centro de Tratamento Intensivo (CTI). Em um ano, a unidade, que atende nove municípios da região dos Lagos, registrou aumento de mais de 40% nos atendimentos, passando de 17 mil entre janeiro e outubro do ano passado para 24 mil no mesmo período deste ano. A previsão é a de que as intervenções estejam totalmente concluídas em janeiro, época em que a região recebe mais de um milhão de turistas.

De acordo com o diretor geral da unidade, Mário Jorge Espinhara, o centro de trauma terá quatro leitos de estabilização, com toda infraestrutura para atender pacientes de alta gravidade. Já o CTI passará de nove para 16 leitos. “Estamos ampliando o hospital, uma unidade muito importante no atendimento de média e alta complexidade. As obras seguem dentro do cronograma e queremos abrir os novos espaços em janeiro, estação do verão, quando o número de atendimento mais do que dobra. O investimento nessas obras vai evitar a transferência de pacientes politraumatizados para outras unidades do estado”.

Paralelamente às obras do novo centro de trauma e dos novos leitos de CTI, o hospital também está recebendo obras de manutenção corretiva e preventiva em toda a sua estrutura. Segundo o diretor administrativo da unidade, Walter Willmer, as intervenções ocorrem dentro do cronograma planejado para que haja melhorias na infraestrutura sem deixar de priorizar a assistência.

“Estamos revisando as redes de água, luz e oxigênio, realizando pintura interna e externa, troca de pisos em alguns setores e concluindo o projeto de climatização em todas as enfermarias. Aguardamos o reforço de carga na amperagem da unidade para que suporte a instalação dos novos equipamentos de refrigeração. Os serviços estão acontecendo sem qualquer tipo de alteração no atendimento aos pacientes”, garantiu Walter.

A unidade contabiliza o crescimento no número de cirurgias e procedimentos e aquisição de novos equipamentos, como a instalação de um moderno tomógrafo. “O número de atendimentos médicos, procedimentos e cirurgias e exames de imagens e laboratoriais deu um salto nos últimos meses. As cirurgias de urgência e emergência também cresceram quase 40% em relação aos outros anos”, comemora o diretor técnico, Samuel Flores.

O hospital conta com um ambulatório de pós-operatório. No setor, os pacientes são reavaliados por neurocirurgião, cirurgião geral, cirurgião pediatra, intensivista, cirurgião plástico, oftalmologista, bucomaxilofacial, cirurgião vascular e ortopedista. O hospital mantém hoje 83 leitos ativos, sendo nove de UTI.

O Hospital Estadual Roberto Chabo é uma unidade da Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ) administrada pelo Ideas, e recebe pacientes regulados dos municípios de Araruama, Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Casimiro de Abreu, Iguaba Grande, Rio das Ostras, São Pedro D’Aldeia e Saquarema.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Governo do Rio projeta recorde de turistas na alta temporada

Rio das Ostras dá início à programação natalina do Sesc nesta sexta (22)

Shopping Plaza Rio das Ostras realiza última feira de adoção de cães e gatos do ano neste sábado

Praça Veríssimo de Mello é palco da 8ª Jornada Mundial dos Pobres em Macaé

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.