Pular para o conteúdo
Search

Hospital da Uerj celebra a marca de 300 cirurgias bariátricas

Projeto é uma parceria com a Secretaria de Saúde e oferece tratamento multidisciplinar

O Programa de Cirurgia Bariátrica do Serviço de Atendimento Integral ao Portador de Obesidade (SAI-Ob), do Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), atingiu em julho a marca de 300 cirurgias bariátricas realizadas desde a retomada deste tipo de procedimento na unidade, em 2021.

O serviço é uma ação conjunta entre a Uerj e a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ), sendo a reestruturação de um projeto que era realizado em outra instituição, o Hospital Estadual Carlos Chagas, e que foi suspenso antes da pandemia. O Hupe deu continuidade ao atendimento de pacientes que estavam na fila do programa, inscritos através do Sistema de Regulação (SISREG).

Segundo o coordenador do SAI-Ob, o endocrinologista Luiz Guilherme Kraemer de Aguiar, da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Uerj, a proposta não se restringe a ser apenas um hospital que faz cirurgia bariátrica, e sim atender o paciente portador de obesidade de uma forma integral, com olhar amplo e maior acolhimento. Para tal, uma equipe multidisciplinar cuida desses pacientes, que são atendidos por todos os profissionais necessários, recebendo as informações e instrumentos para tratar com integralidade a sua doença. Assim sendo, as cirurgias estão entre as possibilidades terapêuticas, mas é preciso percorrer um caminho até chegar lá, inclusive com perda de peso.

Referência para a saúde pública

“Sabemos que esse atendimento ao paciente com obesidade é um ponto de extrema importância. Ele passa a ter uma nova qualidade de vida, menos comorbidades e mortalidade. E, com esse projeto, a Uerj é elevada a um patamar importante para a saúde pública do Estado, cumprindo sua função como prestadora de assistência”, afirma Kraemer.  Ele ressalta também o papel da Universidade na formação de recursos humanos e na produção de conhecimento para o estudo da área. “Os pacientes que acompanhamos aqui têm um diferencial de mais alta complexidade e isso nos faz caminhar para um atendimento ainda mais referenciado para indivíduos com casos mais graves”.

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Tawa Beach Búzios apresenta programação especial para o feriadão

Argentina vota contra resolução da ONU sobre prevenção da violência contra mulheres e meninas

Descubra como o yoga fortalece a saúde do homem

STJ permite cultivo de cannabis para fins medicinais em decisão histórica

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!