Pular para o conteúdo
Search

Hospital da Mulher de Cabo Frio poderá receber até 1 milhão do governo

Encontro teve a participação de representantes do Ministério de Saúde, do governo do Estado, do Município e do Hospital da Mulher de Cabo Frio. Imagem: Reprodução

Votação aconteceu em uma reunião on-line para a construção de uma Emenda Parlamentar. Proposta para Hospital da Mulher teve 100% de aprovação

Nesta quinta-feira (8), moradores da Região dos Lagos estiveram presentes em uma plenária participativa, que discutiu projetos para a saúde da região. A reunião definiu que o recurso do governo federal, de R$1 milhão poderá ser indicado para investimentos ao Hospital da Mulher de Cabo Frio.

O encontro foi liderado pelo deputado federal, Glauber Braga (PSOL RJ), e teve o objetivo de ouvir a população para a construção de uma emenda parlamentar de iniciativa popular. O recurso disponível foi colocado em pauta para ser usado em projetos sugeridos pelos moradores, para o âmbito da saúde, e as sugestões de se fazer adequações no hospital teve 100% de aprovação.

Segundo o deputado, uma vez aprovada, a proposta será indicada para o orçamento da União, e será criada uma comissão para discutir quais projetos serão apresentados ao governo, uma vez que, para o recurso ser liberado, é necessária a apresentação de um projeto detalhado, com orçamentos, materiais necessários, dentre outros.

Após a apresentação dos projetos, e não havendo impedimentos do governo federal para o cumprimento das medidas, o Ministério da Saúde libera a verba.

HOSPITAL DA MULHER

O Hospital Municipal da Mulher é uma unidade hospitalar de Cabo Frio que atende demandas especializadas no atendimento feminino, como o auxílio em trabalhos de parto, atendimento a mulheres violentadas e serviços ginecológicos. Apesar da relevância para a cidade, o hospital passa por alguns problemas de infraestrutura e falta de profissionais.

Imagem: Hospital da Mulher

Considerando a possibilidade do investimento, a professora e ativista do Movimento de Mulheres de Cabo Frio (MMCF), Marileia Bezerra Alves, listou algumas necessidades da unidade.

“Existem três pontos que poderiam ser prioridade: a sala e pré-parto, por exemplo, não é adequado para receber acompanhantes, e esta sempre é uma desculpa apresentada para dificultar a participação do parceiro(a) no momento do parto, que é um direito por lei. Ou seja, seria muito importante esta adequação para haver privacidade entre um leito e outro. O segundo ponto seria colocar poltronas nas enfermarias, para os acompanhantes terem o mínimo de bem-estar durante a internação. Já o terceiro ponto, seria ativar o banco de leite, que sempre foi uma proposta das mulheres na cidade, mas que nunca funcionou”.

A coordenadora da Associação das Doulas da Baixada Litorânea, Lídia Sampaio, pontuou outra dificuldade atual do hospital, que é a remoção na remoção das mães e bebês para uma UTI, levando em conta que as pacientes que precisam ser levadas para estas Unidades de Terapia Intensiva são conduzidas para Saquarema.

A coordenadora também sugeriu a reativação do setor de UTI neonatal, e a adequação das instalações para parto normal humanizado. A proposta visa a tentativa de reduzir o número de mortes neonatais.

Emenda Participativa

Cada parlamentar possui um recurso específico do governo federal para aplicar nos municípios. Os deputados podem escolher realizar as emendas junto aos prefeitos, vereadores ou instâncias partidárias. Já neste modelo de emendas participativas, as propostas são discutidas com os próprios moradores, que possuem a oportunidade de apresentar e votar por projetos para sua comunidade, bairro ou município.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.