Fortes chuvas na madrugada desta quarta-feira (2) provocaram infiltrações e danos estruturais no segundo pavimento do Hospital Municipal Otime Cardoso dos Santos, em Cabo Frio. A área atingida estava em obra para reforma e impermeabilização do telhado, intervenção iniciada pela atual gestão para corrigir problemas antigos.
De acordo com o governo municipal, o volume acumulado foi de 20,2mm. As chuvas atingiram exatamente a parte do telhado que ainda não havia sido concluída, o que comprometeu a rede elétrica e causou danos nas enfermarias 2 a 9 e no forro da sala dos médicos, que desabou parcialmente. A Defesa Civil interditou o segundo andar da unidade como medida preventiva.
Transferência de pacientes e manutenção da emergência
Para preservar a segurança dos internados, 28 pacientes estão sendo transferidos para outras unidades hospitalares, incluindo o Hospital São José Operário, Hospital Universitário Hésio Cordeiro e Hospital Santa Izabel. A Secretaria de Saúde também acionou a regulação estadual, solicitando suporte de hospitais da região.
Apesar dos danos, o atendimento de emergência e o setor de trauma, localizados no térreo, continuam funcionando normalmente.
O prefeito Dr. Serginho e a secretária de Saúde, Beatriz Trindade, acompanharam a situação no local desde as primeiras horas da manhã. Segundo a Prefeitura, mais da metade da cobertura já foi reformada. A previsão é de que as obras no telhado sejam finalizadas em até 30 dias após a estiagem, com garantia de segurança para os trabalhadores e pacientes.