Maricá, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca, realizou nesta segunda-feira (16), a primeira colheita de 2023 da horta comunitária do Parque Nanci. Os moradores participaram da ação e levaram para suas casas repolho, mostarda, berinjela, cebolinha, couve e salsinha retirados da terra na hora.
Após a colheita, os técnicos agrícolas irão realizar um rodízio de culturas para manter a qualidade do solo. O secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca, Julio Carolino, participou da colheita e reforçou a importância do conceito de jardins comestíveis.
“A horta é um novo conceito de plantar em pequenas áreas. Temos o jardim comestível, que suplanta o jardim ornamental, que enfeita nossos olhos e tem atraído pessoas de todo o mundo a Maricá. Ele alimenta os olhos e o estômago. Quem vem nas hortas pode observar que os jardins comestíveis tem uma beleza que apresenta também no contraste de cores dos alimentos”, disse.
O secretário destacou ainda a participação da população como um ambiente de aprendizado e troca de experiências.
“As colheitas mostram o interesse da população e mostra essa participação. Ouvimos relatos dos moradores que acompanham do plantio até a colheita, mostrando que a horta é de todos. Nosso objetivo é a troca de experiências e aprendizado”, contou.
Moradora de Itapeba, a aposentada Suely Silva , 74 anos, foi a primeira vez realizar a colheita e contou que usará a berinjela no jantar.
“Estou levando mostarda e berinjela para o meu neto conhecer também, já que ele não gosta muito de legumes e verduras, mas colhido na hora, tem um sabor diferente. Já vou preparar o jantar dele hoje com o que colhi aqui”, ressaltou.
Moradora do Parque Nanci, a costureira Marlene de Almeida, 75 anos, descobriu um pouco mais sobre a verdura colhida.
“Sempre participo da colheita e só descobri hoje, que o repolho nasce em folhas e só depois se fecha. Sempre comprei ele fechadinho, achei que sempre fosse assim, é vivendo e aprendendo. Ter o contato direto com a horta é algo muito bom”, finalizou.
Horta Parque Nanci
A horta localizada no Parque a Céu Aberto (Parque Nanci) foi inaugurada no ano de 2020, instalada em um espaço urbano, onde é produzido alimentos saudáveis sem uso de agrotóxicos, que auxiliam na perspectiva de avançar na soberania alimentar e garantir a segurança alimentar da população