Pular para o conteúdo
Search
A homeopatia iniciou na Alemanha com o trabalho de Samuel Hahnemann que, insatisfeito com sua profissão de médico e com a pobreza das formas de tratamento das doenças pela alopatia, abandonou a medicina oficial/ Foto reprodução Jasmine

Em cooperação mútua e partilha de responsabilidades, a Universidade Federal de Viçosa (UFV) promove um programa de extensão em Homeopatia, que resgata a tradição e a cultura dessa prática que vem se espalhando por diversos lugares do País. Este ano, atendendo a demanda da Região Serrana e cidades vizinhas, o curso será disponibilizado, em Lumiar, distrito de Nova Friburgo – RJ. As inscrições estão abertas a qualquer pessoa com qualquer grau de escolaridade. As aulas começam em março, e as vagas são limitadas.

Os cursos de extensão se revelam como uma excelente opção para as pessoas que buscam aprimorar conhecimento de forma mais rápida e dinâmica, sem contar que enriquecem o currículo, para quem pretende atuar na área.  O objetivo do curso de Homeopatia Popular, do Departamento de Fitotecnia da UFV, é difundir o conhecimento, compartilhar os saberes, e informar sobre os métodos alternativos que dão autonomia as famílias.

O programa de extensão da Universidade Federal de Viçosa “Divulgação das Plantas Medicinais, da Homeopatia e da Produção de Alimentos Saudáveis” é coordenado por Vicente Wagner Dias Casali, certificado pela Unesco/Fundação Banco do Brasil, e qualificado pela FINEP/CNPq – Programa Qualificado em Tecnologia Social. Será aplicado uma vez por mês, das 8 às 18 horas, com carga horária de 200 horas, divididas em 10 módulos, com certificação emitida pela Universidade.

Conforme afirma o Biólogo e Mestre em Ecologia pela UFV, instrutor do curso e Homeopata (não-médico) Raphael Jonas Cypriano, “a homeopatia é recomendada pelo SUS – Sistema Único de Saúde. Inclusive, a função de terapeuta homeopata é reconhecida pelo Ministério do Trabalho (CBO)”. O curso, além da abordagem humana, trabalha ainda com os animais, as plantas, o solo, a água e os ambientes. Junto com a homeopatia, também é ensinada a Radiestesia, com o uso de pêndulos, para diagnósticos e tratamentos.  

Inscrições no link: https://www.sympla.com.br/inscricao-curso-de-homeopatia-popular-da-ufv—lumiar-rj__742566, e informações com o Prof. Raphael: (22) 98158-8292, e-mail [email protected]

Homeopatia

A homeopatia iniciou na Alemanha com o trabalho de Samuel Hahnemann que, insatisfeito com sua profissão de médico e com a pobreza das formas de tratamento das doenças pela alopatia, abandonou a medicina oficial. Em 1796, descobriu pelos seus estudos, que “o semelhante cura o semelhante” – a primeira lei do tratamento que passou a desenvolver. Similia Similibus Curantur diz “que as substâncias existentes na natureza (de origem vegetal, mineral e animal) têm a potencialidade de curar os mesmos sintomas que são capazes de produzir”.  No Brasil, conforme a UFV, a homeopatia chegou de modo mais amplo em 1840.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.