Em cooperação mútua e partilha de responsabilidades, a Universidade Federal de Viçosa (UFV) promove um programa de extensão em Homeopatia, que resgata a tradição e a cultura dessa prática que vem se espalhando por diversos lugares do País. Este ano, atendendo a demanda da Região Serrana e cidades vizinhas, o curso será disponibilizado, em Lumiar, distrito de Nova Friburgo – RJ. As inscrições estão abertas a qualquer pessoa com qualquer grau de escolaridade. As aulas começam em março, e as vagas são limitadas.
Os cursos de extensão se revelam como uma excelente opção para as pessoas que buscam aprimorar conhecimento de forma mais rápida e dinâmica, sem contar que enriquecem o currículo, para quem pretende atuar na área. O objetivo do curso de Homeopatia Popular, do Departamento de Fitotecnia da UFV, é difundir o conhecimento, compartilhar os saberes, e informar sobre os métodos alternativos que dão autonomia as famílias.
O programa de extensão da Universidade Federal de Viçosa “Divulgação das Plantas Medicinais, da Homeopatia e da Produção de Alimentos Saudáveis” é coordenado por Vicente Wagner Dias Casali, certificado pela Unesco/Fundação Banco do Brasil, e qualificado pela FINEP/CNPq – Programa Qualificado em Tecnologia Social. Será aplicado uma vez por mês, das 8 às 18 horas, com carga horária de 200 horas, divididas em 10 módulos, com certificação emitida pela Universidade.
Conforme afirma o Biólogo e Mestre em Ecologia pela UFV, instrutor do curso e Homeopata (não-médico) Raphael Jonas Cypriano, “a homeopatia é recomendada pelo SUS – Sistema Único de Saúde. Inclusive, a função de terapeuta homeopata é reconhecida pelo Ministério do Trabalho (CBO)”. O curso, além da abordagem humana, trabalha ainda com os animais, as plantas, o solo, a água e os ambientes. Junto com a homeopatia, também é ensinada a Radiestesia, com o uso de pêndulos, para diagnósticos e tratamentos.
Inscrições no link: https://www.sympla.com.br/inscricao-curso-de-homeopatia-popular-da-ufv—lumiar-rj__742566, e informações com o Prof. Raphael: (22) 98158-8292, e-mail [email protected]
Homeopatia
A homeopatia iniciou na Alemanha com o trabalho de Samuel Hahnemann que, insatisfeito com sua profissão de médico e com a pobreza das formas de tratamento das doenças pela alopatia, abandonou a medicina oficial. Em 1796, descobriu pelos seus estudos, que “o semelhante cura o semelhante” – a primeira lei do tratamento que passou a desenvolver. Similia Similibus Curantur diz “que as substâncias existentes na natureza (de origem vegetal, mineral e animal) têm a potencialidade de curar os mesmos sintomas que são capazes de produzir”. No Brasil, conforme a UFV, a homeopatia chegou de modo mais amplo em 1840.