Após denúncia anônima, a Coordenadoria Integrada de Combate aos Crimes Ambientais (CICCA) prendeu quatro homens, três maquinistas e um operador de máquina, pelo crime de corte irregular de vegetação, em Caminho Sebastião, Guaratiba.
No local da ação foi encontrada uma escavadeira hidráulica, uma retroescavadeira, três caminhões caçamba, um motosserra e uma bomba de poço artesiano que era usada irregularmente.
Qualquer atividade envolvendo a supressão de vegetação deve ser autorizada pelo DEPRN (Departamento Estadual de Proteção aos Recursos Naturais). Segundo o Artigo 50 da Lei nº 9.605 de 12 de Fevereiro de 1998, destruir ou danificar florestas nativas ou plantadas, vegetação fixadora de dunas ou protetora de mangues, objeto de especial preservação, a pena é de detenção de três meses a um ano, e multa.
De acordo com o chefe do Parque Estadual da Costa do Sol (PECSOL), Marcelos Morel o local foi desmatado para virar um areal e posteriormente seria convertido um um condomínio de luxo. “Esse madeireiros trabalham junto com as milícias para tomar conta desses pontos de interesse”, explicou Morel.
A ocorrência ainda esta em andamento.