Menu

Cidades

  • Home
  • Destaque 3
  • Homenagem à Iemanjá será entregue neste domingo (13) em Rio das Ostras

Homenagem à Iemanjá será entregue neste domingo (13) em Rio das Ostras

Imagem: Reprodução | Pinterest
Imagem: Reprodução | Pinterest

Balaio com material biodegradável é uma forma de oferenda em agradecimento ao ano que passou

O Balaio para Iemanjá será entregue com uma programação variada neste próximo domingo (13) em Rio das Ostras. Haverá shows, palestras e atividades culturais. O evento homenageia a Orixá com a entrega de um Balaio de material biodegradável. A concentração será na Concha Acústica, no Centro, às 8h.

A programação segue com o xirê para Iemanjá, uma roda ou dança para evocação da Orixá. A saída para entrega do Balaio está marcada para às 10h30 e em seguida uma homenagem às lideranças religiosas, com encerramento às 12h30.

À tarde também terá programação, começando ao som dos tambores com o ogã e instrutor de capoeira Gasparzinho. Logo depois haverá um momento de reflexão sobre a intolerância religiosa com o presidente do Conselho Estadual dos Direitos do Negro e Promoção da Igualdade Social, NegroGum. A mediação será feita pela representante da Unegro-Rio das Ostras, Liana Ébano. Logo em seguida acontecerão as apresentações de dança da Afro Tribal com Dandara Nalikuddembe, Maculelê com Metro Mistério.

Haverá também musicais com Renata Cabral e Jefferson Ferreira, Cláudia Falcão e Alleff Rocha e Matheuzzin Lima. A organização do evento é do setor de Cultura de Matrizes Africanas do Conselho Municipal de Cultura com apoio da Fundação Rio das Ostras e da Sociedade Civil.

Iemanjá

É um orixá feminino de grande poder e importância ao ter o nome diretamente ligado à origem de várias divindades que compõem o universo religioso afro-brasileiro. Considerada a Rainha das águas e da vida, ela também é protetora das mulheres e mãe de todos os Orixás. A dança dela imita os movimentos das ondas do mar, movendo as mãos como se estivesse lavando o mundo. Ela passou a representar as águas e Aganju foi a divindade responsável pelo controle das terras. Nas religiões Candomblé e Umbanda, o nome tem origem nos termos do idioma Iorubá, língua nígero-congolesa, “Yèyé omo ejá”, que significa “Mãe cujos filhos são como peixes”.

Iemanjá, é uma divindade do rio que deságua no mar. Filha de Olokun, o Orixá rei dos oceanos. O rio representa Iemanjá e a história é o Rio Ogun, localizado no estado de Oxum, na Nigéria.

Por: Natalia Nabuco, estagiária sob supervisão da jornalista Monique Gonçalves.

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

proteto Búzios

Manifestação contra ausência de juízes em Búzios

Foto: João Barreto

Macaé garante serviços gratuitos aos Pets

Corrida Rústica Fest Verão 2023 - Crédito - LÉO BORGES

São Pedro da Aldeia reabre inscrições para corrida rústica nesta quinta (2)

Fotos: Clarildo Menezes

Maricá Skate Fest: Alunos do Esporte Presente treinam na arena de Itaipuaçu