Search
Degradê com CSS

Homenagem à Iemanjá será entregue neste domingo (13) em Rio das Ostras

Imagem: Reprodução | Pinterest
Imagem: Reprodução | Pinterest

Balaio com material biodegradável é uma forma de oferenda em agradecimento ao ano que passou

O Balaio para Iemanjá será entregue com uma programação variada neste próximo domingo (13) em Rio das Ostras. Haverá shows, palestras e atividades culturais. O evento homenageia a Orixá com a entrega de um Balaio de material biodegradável. A concentração será na Concha Acústica, no Centro, às 8h.

A programação segue com o xirê para Iemanjá, uma roda ou dança para evocação da Orixá. A saída para entrega do Balaio está marcada para às 10h30 e em seguida uma homenagem às lideranças religiosas, com encerramento às 12h30.

À tarde também terá programação, começando ao som dos tambores com o ogã e instrutor de capoeira Gasparzinho. Logo depois haverá um momento de reflexão sobre a intolerância religiosa com o presidente do Conselho Estadual dos Direitos do Negro e Promoção da Igualdade Social, NegroGum. A mediação será feita pela representante da Unegro-Rio das Ostras, Liana Ébano. Logo em seguida acontecerão as apresentações de dança da Afro Tribal com Dandara Nalikuddembe, Maculelê com Metro Mistério.

Haverá também musicais com Renata Cabral e Jefferson Ferreira, Cláudia Falcão e Alleff Rocha e Matheuzzin Lima. A organização do evento é do setor de Cultura de Matrizes Africanas do Conselho Municipal de Cultura com apoio da Fundação Rio das Ostras e da Sociedade Civil.

Iemanjá

É um orixá feminino de grande poder e importância ao ter o nome diretamente ligado à origem de várias divindades que compõem o universo religioso afro-brasileiro. Considerada a Rainha das águas e da vida, ela também é protetora das mulheres e mãe de todos os Orixás. A dança dela imita os movimentos das ondas do mar, movendo as mãos como se estivesse lavando o mundo. Ela passou a representar as águas e Aganju foi a divindade responsável pelo controle das terras. Nas religiões Candomblé e Umbanda, o nome tem origem nos termos do idioma Iorubá, língua nígero-congolesa, “Yèyé omo ejá”, que significa “Mãe cujos filhos são como peixes”.

Iemanjá, é uma divindade do rio que deságua no mar. Filha de Olokun, o Orixá rei dos oceanos. O rio representa Iemanjá e a história é o Rio Ogun, localizado no estado de Oxum, na Nigéria.

Por: Natalia Nabuco, estagiária sob supervisão da jornalista Monique Gonçalves.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Weliton Souza, o “Ginho”, é encontrado morto dentro de casa em Búzios

Maria de Fátima é real (no Instagram)

SAÚDE | Búzios discute cultivo de Cannabis medicinal para fins terapêuticos

TRÂNSITO | Obras na RJ-102 alteram circulação em Búzios nesta quinta-feira

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!