A Guarda Municipal foi acionada e auxiliou a coordenadoria do CREAS, onde o homem é assistido, no atendimento e remoção até a unidade de saúde
Um homem em situação de rua entrou em surto colocando em risco quem transitava pelo centro de Búzios, na manhã desta quinta-feira (04). Agentes da Guarda Municipal foram acionados para ajudar na contenção, já que o homem portava uma faca. A coordenadoria do CREAS (Centro de Referência Especializado em Assistência Social) acompanhou a ação e seguiu com ele até o Hospital Municipal Rodolpho Perissé, onde ele recebeu atendimento.
O homem recebeu atendimento na unidade de saúde e será acompanhado pela equipe do CREAS, que já está familiarizada com o caso do assistido, já que ele é cadastrado no município e participa de programas de assistência social do município.
A Prensa procurou a secretária de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda, Joice Costa, para falar sobre o caso e entender a atual situação da pasta, que ela assumiu há pouco mais de 30 dias.
Joice explica que a Secretaria tem realizado, por meio do CREAS e em parceria com outras pastas, as abordagens sociais nestes locais.
“Temos nos deparado com assistidos, aqueles que não possuem histórico psiquiátrico, com históricos diversos. Alguns se abrigam no Crer-Vip, (instituição que atende pessoas em recuperação de alcoolismo e abusos de drogas, na Baía Formosa), outros preferem permanecer em situação de rua. Estes são orientados a não manter objetos pessoais em espaços públicos, garantindo o ordenamento desses locais. É necessário um trabalho em conjunto durante a abordagem, buscando restabelecer vínculos, principalmente familiares. Caso não haja essa opção, a tentativa é o encaminhamento para instituições, explicou”.
Paralelo a isso, Joice conta que vem buscando diálogo com representantes de outros municípios com a intenção de criar o que ela chama de marco regulatório para a atuação da Secretaria, com o objetivo de desenvolver protocolos para o acolhimento dessas pessoas em locais seguros, onde estejam protegidos para um recomeço.
“O CREAS possui relatórios e todo o acompanhamento das pessoas em situação de rua em Búzios, que são acompanhadas de perto. Em alguns casos temos histórias de pessoas que decidem deixar a rua e retornar para suas casas aqui mesmo em Búzios e até em outras cidades”, completou Joice.
A Associação Comercial e Empresarial de Búzios (ACEB), procurada pela Prensa, em razão das dificuldades que comerciantes enfrentam com o aumento dos casos de violência e até ataques a estabelecimentos na localidade, posicionou-se por meio de nota em que informa estar ciente da situação e buscando soluções através do diálogo com o poder público.
“Compreendemos a complexidade de fatores sócio econômicos, psíquicos e culturais que envolvem a questão”. Segundo a diretoria atual, já existe o auxílio de peritos no tema e também a reivindicação uma primeira reunião com a secretária de Desenvolvimento Social do município para uma possível atuação em conjunto, respeitando a legislação referente ao tema e principalmente a dignidade humana de todos os indivíduos envolvidos.
SOBRE O CREAS
O CREAS é uma unidade pública que tem como principal objetivo oferecer o trabalho social especializado no Sistema Único de Assistência Social (SUAS) para famílias que estão em uma situação considerada de risco pessoal ou social (por violação de direitos).
Em Búzios, a sede fica localizada na Praça Santos Dumont, número 111, Centro.