Search

Histórico: OAB-Búzios dará suporte às famílias que precisam de habeas corpus para plantio de maconha com fins medicinais

Imagem I Reprodução Internet
Imagem I Reprodução Internet

A iniciativa é da Comissão de Estudos do Uso de Medicinal da Cannabis e voltada para quem não tem recursos para compra do medicamento

Em iniciativa pioneira, a Comissão de Estudos do Uso de Medicinal da Cannabis da OAB-Búzios irá dar suporte às famílias que precisam de habeas corpus para plantio de maconha com fins medicinais. A instituição vai apoiar famílias que necessitam do medicamento a base do óleo e não tem recursos para aquisição e nem conseguem pelo Sistema Único de Saúde (SUS), e assim entra para a história do país em demonstração de ação de apoio à causa, rompendo o preconceito.

O presidente da OAB-Búzios, Osmar Augusto Rodrigues Barbosa, juntamente com os advogados Hamber Carvalho e Vinícius Gralato, se comprometeu em assinar o pedido de medida judicial. Segundo ele, incialmente está sendo feito um levantamento das pessoas que realmente precisam.

“Estamos reunindo as famílias que realmente necessitam da medicação e que não possuem recursos financeiros para adquirir no mercado. Com as famílias selecionadas daremos entrada no habeas corpus. Todo o procedimento de plantio e coleta do óleo será acompanhado por técnicos. O tratamento dos pacientes também será acompanhado”, destacou o presidente.

Hamber destacou que “neste momento em que há um avanço na justiça brasileira na concessão de habeas corpus para o cultivo da produção artesanal do remédio, a OAB-Búzios, que foi a primeira do país a criar uma comissão de estudos da Cannabis Medicinal, sai na vanguarda, na medida que oferece um instrumento legal, com segurança jurídica para que, as pessoas que precisam do remédio e não tem acesso pelo alto custo, possam se socorrer desse apoio da instituição”.

Ele complementa dizendo que se “sente muito feliz, porque é uma luta antiga. A OAB cumpre o seu papel em apoiar a inciativa da Prefeitura e colocar essa ferramenta à disposição da população. Eu, particularmente, que milito nessa área há muito tempo, como ativista e advogado, só tenho a aplaudir essa posição da OAB, que não é só um posição de vanguarda, ela atende uma demanda social. As pessoas precisam ter uma alternativa aos remédios menos violentos que os alopáticos”.

Búzios é o primeiro município do estado a adotar o uso e distribuição de cannabis medicinal, e ainda incluir o medicamento na Relação Municipal de Medicamentos Essenciais (Remume), amparado pela legislação, criada e aprovada na Câmara Municipal. A inciativa ocorreu após a realização da Conferência Municipal de Saúde, cujo tema central foi Saúde Mental, e uma das mesas temáticas foi o uso da Cannabis Sativa para o tratamento de crianças e adolescentes com o Transtorno do Espectro Autista e Epilepsia Refratária. O município atende 360 crianças autista e, também, 82 crianças com epilepsia refratária que não respondiam aos tratamentos convencionais.

“A proposta da OAB e da Prefeitura não tem autoria, a autoria é o coletivo que entendeu a importância desse remédio e tá abraçando. O mérito é da população que quebrou os paradigmas e preconceitos”, destacou Hamber salientando que Búzios é inspiração para outras cidades da região.

1ª Roda de Conversa Sobre Cannabis Medicinal

Neste sábado (28), haverá a 1ª Roda de Conversa Sobre Cannabis Medicinal, às 9h no Geribá Tennis Park, bairro Geribá. Com a presença de convidados de diferentes áreas de atuação ligadas ao tratamento com cannabis, a população vai poder tirar dúvidas diversas sobre o tratamento, em especial, na rede municipal de saúde.

Os convidados são os advogados especialistas no tema: Emilio Figueiredo e Marcela Sanches Goldschimit; a presidente da Associação Brasileira de Acesso à Cannabis do Rio de Janeiro (ABRARIO), Marilene da Silva Oliveira; o psicólogo clinico, pastor batista e pai de autista, Sulyvan Batista Brum; o neuropediatra, Eduardo Faveret; a médica especialista em Cannabis Sativa, Marianna Laize dos Santos; e o vereador autor da lei que permitiu o tratamento com Cannabis no município, Aurélio Barros.

Noticiário das Caravelas

Matérias Relacionadas

Búzios zera fila de espera para atendimento psicológico ambulatorial

Banco de Empregos de Rio das Ostras oferece 215 vagas nesta semana

Alerta de chuvas fortes em Macaé e Rio das Ostras: Defesa Civil orienta a população

Búzios reforça campanha de vacinação contra a dengue para adolescentes

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Rolar para cima