A maconha aos poucos, após muita luta, vai perdendo o estigma sobre ela e ampliando-se os espaços de discussão sobre sua legalização, tanto para uso medicinal quanto para o recreativo. Mas ela segue proibida no Brasil, o que ajuda na força do tráfico de drogas e dificulta na produção de remédios. Artistas sempre estiveram à frente de alguns temas, maconha é um deles. Alguns artistas indo a Búzios, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, tem algumas histórias que envolvem maconha.
Caco Ciocler
O ator Caco Ciocler, atualmente em Pantanal da Rede Globo, foi parado pela polícia em 2007 a caminho de Búzios, com ele um homem até hoje não identificado. Na mochila do rapaz foi encontrada maconha. A trouxinha da erva foi apreendida e ambos liberados, a quantidade era pequena para classifica-los como traficantes. Mas o depoimento do ator, foi o que mais chamou atenção na época; não fazia ideia de que o rapaz levava maconha na mochila e que, na verdade, tratava-se de um desconhecido. Havia apenas dado uma carona para ele.
Luana Piovani
Nenhuma história sobre maconha em Búzios, e talvez em qualquer lugar, seja mais intrigante que a que envolve a atriz Luana Piovani e um namorado “misterioso”, contada por ela mesma, em entrevista a Playboy, em 2015. A atriz, ainda com 20 anos, década de 1990, estava na Praia de Geribá fumando maconha com o namorado famoso, que ela não revela o nome, mas suspeita-se que seja o ator Rodrigo Santoro, com quem ela namorava na época, quando foi surpreendida por policiais militares. Ela conta que estavam para ser presos, o namorado, de acordo com ela, já estava chorando quando os “tiras” perceberam que era um casal famoso. Houve negociação e foram liberados após Luana pagar um cheque de R$ 15 mil a dupla de militares.
Claudia Ohanna
Era o ano 2000, e a atriz Claudia Ohana ia dirigindo seu carro, de carona uma amiga, a caminho de Búzios. Elas foram paradas em uma blitz, ainda no município de Rio Bonito. Era uma “barreira” rotineira, Claudia se recusou a mostrar a carteira de motorista, de acordo com ela, havia esquecido em casa. O carro foi revistado e encontrada 30 gramas de maconha, como consta no registro da PM, e ela e a amiga pararam na delegacia, onde foram autuadas como usuárias e em seguida liberadas.
Filipe Ret
O cantor Felipe Ret, em 2021, a caminho de Búzios com a esposa e filha, foi detido, também à altura do município de Rio Bonito, e com ele encontrada 65 gramas de maconha. O cantor alegou que era para consumo próprio, mas foi levado para a delegacia. Contou que teve direito a duas ligações e assinou o artigo de usuário, disse que não foi a primeira vez. Seguiu pra Búzios e anunciou que gravaria uma música contando a história.