“Mar de Memória”, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Cultura, integra a lista de projetos aceitos pela 11ª Conferência Internacional de Cinema de Viana, em Portugal
A cidade de Búzios agora terá a história da cultura local apresentada no exterior. O município inscreveu o projeto “Mar de Memória”, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Cultura de Búzios, na 11ª Conferência Internacional de Cinema de Viana, em Portugal, e foi aceito. O evento acontece entre os dias 2 e 6 de maio.
Para o secretário de Cultura, Luiz Romano Lorenzi, o projeto conta a história da cidade e sua origem, a miscigenação dos quilombolas, marisqueiras, caiçaras, pescadores, indígenas, além de 56 nacionalidades diferentes que escolheram Búzios para morar. Inclusive, a maioria das famílias tradicionais de Búzios, são de origem portuguesa.
“Assim como, há 500 anos, os portugueses cruzaram o oceano em suas caravelas para povoar nossas terras, nós vamos agora cruzar o oceano para levar nossa história para o velho mundo, a Europa. Nós temos orgulho da nossa história, da nossa memória e de ser buziano. Começa a nascer o tão sonhado ‘Museu da Identidade Buziana’, um trabalho sério de pesquisa realizado pela equipe da Secretaria de Cultura e Patrimônio Histórico e de toda a população”, adiantou Romano.
O professor, pesquisador e coordenador do projeto, Walter Marcelo, também comentou como foi construído “Mar de Memória.
“Nosso projeto compreende que ao registar as narrativas de vida, acessamos também a história local, escutar pessoas e preservar suas memórias, possivelmente é o maior patrimônio de uma cidade. Sabemos que não há uma vida igual a outra, mas também que seres humanos não são ilhas, compartilham percepções, saberes, lembranças e referências em comum. Todos são insubstituíveis, todos são importantes. Ouvi-los pode ser transformador!”, destacou.
Sobre a Conferência
Iniciada em 2012, a Conferência Internacional de Cinema de Viana situa-se nas intersecções entre o cinema, a escola, a educação e a reflexão crítica engajada, para além de acolher reflexões e debates sobre o cinema nas suas múltiplas dimensões culturais, artísticas e tecnológicas. É um espaço de reflexão e de partilha de experiências visando a construção de uma comunidade internacional de interesses e de divulgação de projetos relacionados com temáticas centrais do cinema e do audiovisual – cinema e escola, cinema: arte, ciência e cultura e fotografia e memória.