Pular para o conteúdo
Search

História de Búzios será apresentada em conferência internacional

Com esse projeto, o município inicia o tão sonhado 'Museu da Identidade Buziana'. Foto: Matheus Coutinho

“Mar de Memória”, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Cultura, integra a lista de projetos aceitos pela 11ª Conferência Internacional de Cinema de Viana, em Portugal

A cidade de Búzios agora terá a história da cultura local apresentada no exterior. O município inscreveu o projeto “Mar de Memória”, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Cultura de Búzios, na 11ª Conferência Internacional de Cinema de Viana, em Portugal, e foi aceito. O evento acontece entre os dias 2 e 6 de maio.

Para o secretário de Cultura, Luiz Romano Lorenzi, o projeto conta a história da cidade e sua origem, a miscigenação dos quilombolas, marisqueiras, caiçaras, pescadores, indígenas, além de 56 nacionalidades diferentes que escolheram Búzios para morar. Inclusive, a maioria das famílias tradicionais de Búzios, são de origem portuguesa.

“Assim como, há 500 anos, os portugueses cruzaram o oceano em suas caravelas para povoar nossas terras, nós vamos agora cruzar o oceano para levar nossa história para o velho mundo, a Europa. Nós temos orgulho da nossa história, da nossa memória e de ser buziano. Começa a nascer o tão sonhado ‘Museu da Identidade Buziana’, um trabalho sério de pesquisa realizado pela equipe da Secretaria de Cultura e Patrimônio Histórico e de toda a população”, adiantou Romano.

O professor, pesquisador e coordenador do projeto, Walter Marcelo, também comentou como foi construído “Mar de Memória.

“Nosso projeto compreende que ao registar as narrativas de vida, acessamos também a história local, escutar pessoas e preservar suas memórias, possivelmente é o maior patrimônio de uma cidade. Sabemos que não há uma vida igual a outra, mas também que seres humanos não são ilhas, compartilham percepções, saberes, lembranças e referências em comum. Todos são insubstituíveis, todos são importantes. Ouvi-los pode ser transformador!”, destacou.

Sobre a Conferência

Iniciada em 2012, a Conferência Internacional de Cinema de Viana situa-se nas intersecções entre o cinema, a escola, a educação e a reflexão crítica engajada, para além de acolher reflexões e debates sobre o cinema nas suas múltiplas dimensões culturais, artísticas e tecnológicas. É um espaço de reflexão e de partilha de experiências visando a construção de uma comunidade internacional de interesses e de divulgação de projetos relacionados com temáticas centrais do cinema e do audiovisual – cinema e escola, cinema: arte, ciência e cultura e fotografia e memória.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.