Material resume análises sobre diversos aspectos da península com base em estudos do saudoso historiador Marcio Werneck
Após estudo que iniciou nos anos 80, o saudoso historiador Márcio Werneck se encantou com o município de Búzios. Nos anos 90 ele foi convidado a estudar a fundo a península e, recentemente, sua filha, Márcia Werneck, juntou todo material em uma apostila: “Armação Histórica”. A obra, que foi lançada esta semana, é um resumo completo de todos esses estudos e análises do escritor.
O compilado é em PDF e rico por tratar da geografia local, como localização, delimitação territorial, geologia, geomorfologia, clima, oceanografia, fauna e flora. Também possui a pré-história e história local, os bandos nômades, grupos de origem tupi-guarani, índios Tupinambás, conquista europeia, colonização. A história segue até a emancipação político-administrativa.
“Meu pai começou a estudar a região na década de 80 e ficou encantado. Todo o trabalho referente a Búzios veio desde estudo feito da região em geral. Mas na década de 90, assim que houve o primeiro governo municipal, meu pai foi convidado para estudar sobre a história do município. Ficou anos estudando, porém não existia fontes e foi preciso buscar em outros locais e também usar da tradição oral para a pesquisa”, explica Márcia Werneck, filha do historiador.
Em 1997, por anseio da população, o historiador decidiu fazer um resumo de toda a pesquisa, para dar acesso à população que quisesse estudar para concursos públicos. O PDF vem com conteúdo extra no fim da apostila como “O Nome de Búzios”. “Essa apostila é para isso, para que as pessoas tenham material para estudar”, complementa Márcia.
O PDF pode ser adquirido por R $24,90 pelo número (22) 9.9103.0541 ou pelo Instagram.
Sobre Márcio Werneck
Márcio Werneck nasceu no Rio de Janeiro em 1944 e morreu em 2004. O historiador, pesquisador e autor dedicou-se a pesquisar a história, geografia, cultura e folclore da Região dos Lagos. Márcio escreveu três livros sobre a região: “Viagem à terra do Pau-Brasil” (1992), “Armação dos Búzios” (2002) e “América de Américo” (2003).