André Granado (PMDB) recebeu oficialmente na manhã desta sexta-feria (2) a notificação oficial sobre seu afastamento por 90 dias do cargo de prefeito de Búzios.
Henrique Gomes (PP), que era o vice-prefeito, já está exercendo as atividades de prefeito em exercício e dando sequência as ações fundamentais na condução da prefeitura, e informou que se reunirá com o procurador do município ainda nesta sexta-feira para acertar todos os detalhes referentes às funções de chefia do Poder Executivo de Búzios.
Granado foi afastado do cargo na tarde de quinta-feira (1º) sob acusação de fraudes em 21 contratos de licitação no município desde 2013. Ele será investigado por uma Comissão Parlamentar Processante (PPP). A denúncia sobre as supostas fraudes em contratos de licitação foi feita por Luiz Carlos Gomes, dono do blog Iniciativa Popular de Búzios.
Uma das empresas citadas na denúncia que resultou no impeachment, que trabalha com aluguel de ambulâncias, teria firmado um contrato de emergência com a Prefeitura de mais de R$ 15 milhões com a finalidade de beneficiar terceiros. O mesmo documento diz que a mesma empresa teria vencido um outro processo de licitação por meio de fraude. No total, os desvios ultrapassariam R$ 30 milhões.