Pular para o conteúdo
Search

Hemocentros registram queda de doações durante a pandemia

Imagem: Reprodução

Hemocentros do Brasil promovem campanha de conscientização pelo Dia Nacional do Doador de Sangue, comemorado nesta quarta-feira (25)

Nesta quarta-feira (25) comemora-se o Dia Nacional do Doador de Sangue, data criada para dar ênfase às campanhas de doação e conscientização da população. Neste ano, os estoques dos hemocentros sofreram com o impacto causado pela pandemia do Covid-19.

No Rio de Janeiro, todos os hemocentros do estado promovem a campanha “Somos todos do mesmo sangue”. A ação inédita tem como objetivo destacar a importância do gesto de doar, sobretudo durante a pandemia, período no qual houve queda de até 50% no número de doações em algumas regiões do Brasil.

Mapa de Hemocentros do Rio de Janeiro. Imagem: Hemorio

Hemocentros de outros 13 estados e do Distrito Federal também participam da campanha, sendo eles: Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Santa Catarina e São Paulo (capital e Ribeirão Preto). Cada unidade vai desenvolver ações locais para agradecer e incentivar os doadores de sangue.

De acordo com a Agência Senado, a doação de sangue não traz riscos adicionais quanto ao Covid-19 e a perda de hemácias (células do sangue) não compromete a imunidade. Pacientes que tiveram a doença devem aguardar 30 dias após o fim dos sintomas para doarem. Já quem teve contato com pessoas diagnosticadas ou suspeitas, ou quem viajou para o exterior, deve aguardar 14 dias.

O exame para detecção da covid-19 não está entre os que são feitos de praxe no ato da doação de sangue (como HIV, hepatite e sífilis).

Requisitos

Para doar sangue, é importante que o voluntário se encaixe nos seguintes pré requisitos:


• Ter entre 16 e 69 anos de idade (se menor de 18, apresentar autorização e documentação de pai, mãe ou responsável);
• Pesar mais de 51 kg e ter índice de massa corporal (IMC) superior a 18,5;
• Não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação;
• Não fumar nas 2 horas anteriores à doação;
• Dormir pelo menos seis horas na noite anterior;
• Não estar em jejum, mas evitar alimentos gordurosos e grandes refeições nas três horas anteriores à doação.

Hemolagos

O Hemolagos é o principal hemocentro na Região dos Lagos. O local atende as cidades de Cabo Frio, São Pedro da Aldeia, Araruama, Iguaba Grande, Arraial do Cabo, Armação dos Búzios, Rio das Ostras e Casimiro de Abreu.

A unidade fica localizada na Rua Barão do Rio Branco, nº 88, no bairro da Passagem, em Cabo Frio. As doações acontecem de segunda à quarta-feira, das 8h às 15h. É necessário agendamento prévio por telefone.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.