A produtora audiovisual independente Haber Produções, sediada em Macaé, abriu inscrições para um evento online e gratuito sobre criptoarte, voltado para artistas locais. A iniciativa, que ocorrerá nos dias 13 e 15 de outubro, das 19h30 às 21h30, tem como objetivo capacitar participantes para criar obras digitais e montar a primeira galeria de NFT (token não fungível) da cidade, na plataforma Spatial, no Metaverso.
A criptoarte, que inclui ilustrações, pinturas, fotografias e música digitais, tem se consolidado como uma das principais expressões artísticas na era digital. Segundo a Academia Brasileira de Letras, trata-se de “uma obra de arte digital assinada pelo artista por meio de um código único registrado em plataforma blockchain, que garante seu caráter autêntico e exclusivo”.

Carol Haber, idealizadora do projeto Novas Tecnologias – NFT e a Arte do Futuro, destaca a importância de democratizar o acesso à arte digital:
“Conheci a arte em NFT no Rio em 2022 e achei muito interessante aprender sobre Metaverso, blockchain e Web 3.0. Em Macaé, não tive acesso a esse tipo de conhecimento. Por isso, achei importante trazer essa inovação cultural e aproximar a população, principalmente jovens e artistas locais, desse universo”, afirma.
As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas até sábado (11) por meio do formulário online https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf_9SrvMtd81KibHJ7l6RT7-2pvVF66xHHWIeg7psQJAHspGg/viewform.
As oficinas serão ministradas pelo professor Ed Martins, fundador da Mídia Daltônica e diretor criativo do Estúdio Cena BXD e do The Life of Baixada. Realizadas via Google Meet, as aulas abordarão NFT, criptoarte, novas tecnologias e a criação de uma galeria virtual no Metaverso.
O projeto é financiado com recursos da Lei Paulo Gustavo, do Governo Federal e do Ministério da Cultura, por meio da Secretaria Municipal de Macaé. Para mais informações, o contato é pelo e-mail [email protected] ou pelo Instagram @haber.producoes.


