Search
Degradê com CSS

Gustavo Tutuca faz balanço da WTM, em SP: “Três dias intensos, de muito trabalho pelo turismo do Rio”

presença de autoridades marca a agenda de interloção com o trade turístico_Crédito Ascom Setur_RJ

A Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro (Setur) encerrou nesta quarta-feira (5) a participação na WTM 2023, maior feira de Turismo da América Latina, que aconteceu nos dias 3, 4 e 5 de abril, na Expo Center Norte, em São Paulo, reunindo cerca de 15 mil pessoas e mais de 500 expositores. Com 120m², o estande do Rio foi um dos mais visitados da feira e contava com uma imagem do Cristo Redentor que fez sucesso entre os visitantes que paravam para tirar fotos.

Participaram do estande representantes das cidades do interior fluminense, da hotelaria, operadores, agências, entre outros profissionais do trade turístico do estado. Alguns municípios, como Paraty, Angra dos Reis e Búzios, levaram seus próprios estandes. Ao todo, 55 instituições do Rio de Janeiro (públicas e privadas) estiveram representadas no evento.

“Ainda precisamos analisar com calma os resultados, mas sem dúvida foram três dias intensos, de muito trabalho pelo turismo do Rio de Janeiro. Neste curto período de tempo, consegui fazer reuniões que talvez não conseguisse agendar em um mês. A facilidade e proximidade com as empresas ajuda e acelera o processo. Por isso a importância de estarmos presentes nas feiras e eventos”, disse o secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca.

Expedia, VBRATA, CVC, Grupo Azul, Hurb e Decolar foram algumas das empresas que passaram pelo estande do Rio na WTM. De uma das reuniões, já saiu a primeira parceria, com a CVC. A Convenção B2B da empresa será realizada no Rio de Janeiro, em maio, com apoio da Secretaria de Turismo. Também ficou acordada a participação da Setur na Convenção de Vendas da CVC Viagens, que será realizada em Balneário Camboriú (SC) no mês de junho. Por outro lado, a CVC se comprometeu a fornecer dados, informações e análises sobre o fluxo de visitantes nacionais e internacionais para o Estado do Rio de Janeiro para subsidiar políticas públicas e atração de visitantes.

“Essa parceria público-privada é fundamental para desenvolver o turismo no Rio de Janeiro e no Brasil. Temos uma carência muito grande de dados e informações de inteligência e estamos buscando isso junto a empresas do setor, como a CVC Corp e outras. Precisamos conhecer melhor o nosso turista e ter acesso a números para avançarmos ainda mais na promoção do turismo do nosso estado. Estamos nos organizando para termos, em breve, um banco de dados que vai servir como norte para as tomadas de decisões”, explicou Tutuca.

Consolidar o Rio de Janeiro como principal destino turístico do país é um dos grandes desafios da Setur-RJ para os próximos anos. Uma das estratégias é focar em destinos que historicamente já são grandes emissores de turistas para o estado, como Argentina e Chile, no internacional, e São Paulo, no doméstico. Mas também buscar outras áreas de atuação onde há espaço para crescer, como o mercado norte-americano por exemplo.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Tricampeão Mundial de Longboard representa Búzios no REMA WSL Saquarema Surf Festival

Macaé publica primeira convocação do concurso público de 2024 com 100 novos chamados

Búzios tem 83% de ocupação hoteleira para Semana Santa e expectativa é de alta até o feriado

São Pedro realiza 1ª Feira Afro e Indígena com arte, ancestralidade e debate público

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!