Atração dura cerca de duas horas e a contribuição é colaborativa
Búzios flexibilizou diversos setores como comércio, hotelaria e gastronomia, em uma retomada gradual das atividades. O setor de guias de Turismo, organizados através da Liga Independente dos Guias de Turismo/RJ (Liguia), elaborou um roteiro turístico pela Orla Bardot, com o objetivo de enfrentar o momento de crise e aquecer a economia.
O passeio guiado vai ocorrer nos dias 10,11 e 12 de Outubro a partir das 9h30, com o limite de dez participantes por grupo a cada saída. O ponto de encontro é a Praça Santos Dumont, no Centro. O bairro dos Ossos, antigo centro da cidade e que transformou-se nos últimos anos em um pequeno pólo gastronômico e que abriga a construção mais antiga da cidade, a Igreja de Sant’Anna, é o destino final do passeio.
A duração será de até uma hora e quarenta e cinco minutos e vai contar a história do município com paradas estratégicas e momentos de lazer, incluindo histórias de Brigitte Bardot, Juscelino Kubitschek, Brás de Pina, índios, escravos e todos os que construíram e influenciaram a cultura e costumes locais.
O custo é colaborativo ao final do passeio, sem taxas fixas.
“O roteiro tem o objetivo de ocupar os espaços públicos da cidade com cultura e ainda apresentar a importância do trabalho dos guias turísticos de Búzios. A retomada iniciou mas o trabalho dos guias vai demorar um pouco mais para estabilizar”, comentou Lúcia Miranda, que faz parte da Comissão Diretiva da Associação.
Os guias turísticos de Búzios tentam se recuperar dos estragos causados pela pandemia. O setor cobrou da Prefeitura de Búzios a regulamentação da Lei Estadual 8858-2020, sancionada pelo governador Wilson Witzel, em junho deste ano, e que oferece socorro financeiro à categoria. Até o momento não houve avanços no diálogo entre a Associação e a Secretaria de Turismo, que faz a intermediação.