O baterista, percussionista, compositor e produtor Guegué Medeiros lança seu segundo trabalho solo, o CATABI em espetáculo no Triboz, no Rio de Janeiro, no dia 9 de novembro, às 21 horas. Um cd instrumental autoral que explora as sonoridades dos ritmos populares brasileiros em uma linguagem aberta a improvisações. A partir da inquietação do músico em provocar a curiosidade do público para as riquezas das nossas raízes, o som traz uma estética nordestina, mas ao mesmo tempo se faz universal. No show, Guegué (bateria e zabumba) estará acompanhado por Salomão Soares (piano), Carol Panesi (violino e trompete) e Sá Reston (contrabaixo).
O repertório do disco é formado por Padin, Barraca de Seu Tinin, Ciranda, Solo Vanessa Moreno, Se Faltar eu Mando Buscar, Mimoso, Catabi, Forró da Titela, Reza (Celé) e Solo Guegué Medeiros. Todas as composições são do Guegué Medeiros, exceto “Se Faltar eu mando Buscar” (Salomão Soares) e “Mimoso” (Alexandre Ribeiro) que foram dedicadas ao Guegué. “Catabi é como chamamos as lombadas de trânsito, os buracos no nordeste, e, regionalmente, acabamos adotando essa expressão no meio musical. Quando alguém passa direto em uma convenção ou mudança de compasso, brincamos usando a expressão: “Ei, fulano, olha o Catabi!!!”, o que significa: “Fique atento!!!”, explica Guegué. “A intenção do trabalho, além de afirmar a riqueza da música nordestina, é que as pessoas parem para ouvir. Ficar atento é importante para que possamos refletir sobre nossa cultura, o que consumimos, sobre nosso posicionamento político-social”, conclui o compositor.
Além de Guegué Medeiros (Bateria e Zabumba), o disco conta com Salomão Soares (Piano), Carol Panesi (Violino, Trompete e Voz), Fi Maróstica (Baixo), Fábio Leal (Guitarra) e Alexandre Ribeiro (Clarinete e Clarone). O álbum ainda conta com as participações especiais de Toninho Ferragutti, Vanessa Moreno e Roberta Valente.
Formado em Música pela Faculdade Paulista de Artes(FPA), Guegué tem participado de trabalhos com artistas como Moacir Santos, Nelson Ayres, Filó Machado, Chico Pinheiro, Chico Cesar, Toninho Ferragutti, Gilberto Gil, Arnaldo Antunes, Luiz Melodia, Marcelo Jeneci, Lenine, Zeca Baleiro, Seu Jorge, Anastácia, Maria Alcina, Martinália, Elba Ramalho, Ney Matogrosso, Luiza Possi, Luciana Alves, Lucy Alves, Xangai, Quinteto da Paraíba, Marcia Castro, Proveta, Zé Pitoco, Arthur Maia, Ricardo Harz , entre outros.
Além do trabalho autoral, Guegué tem atuado, nos últimos dez anos, como produtor e diretor Musical em espetáculos e musicais como Word Map Entreteniment, Brasil um Século de Show / A hora do Choro / Latinidad / A música na sétima Arte / Soul Beatles. Produziu os cds “Quem vem Lá” do cantor e compositor Pedro Osmar, 2017; “De Cara no Asfalto” do cantor e compositor Paulinho Tó,2016.
Texto enviado por agência. Checado e aprovado pelo editor.