Search
Degradê com CSS

Guarda-vidas salva uma família de cinco pessoas na Praia das Caravelas em Búzios

Edward Christian trabalha há 35 anos como guarda-vidas. | Imagem: Reprodução | Foto: @na_mare022
Edward Christian trabalha há 35 anos como guarda-vidas. | Imagem: Reprodução | Foto: @na_mare022

Os turistas ficaram presos em uma correnteza, mas, graças a prontidão do profissional, a família passa bem

Todo turista chega a Búzios na intenção de curtir cada momento, mas, o que muitos não sabem, é que algumas praias do balneário não são tão calmas como aparentam ser. Foi isso que aconteceu com a família de São Fidélis, do Rio de Janeiro. Os turistas decidiram entrar no mar para curtir um dia de sol na Praia das Caravelas quando, infelizmente, a correnteza os prendeu. O grupo com cinco pessoas foi avistado pelo guarda-vidas Edward Christian, de 48 anos, que prontamente correu para salvá-lo. O caso aconteceu no sábado (12).

“O dilema é: salvar és a missão. Eu nunca deixei morrer ninguém na minha mão. Peço muito a Deus para me ajudar na hora. Eu entrei no mar, dei o lifebelt para eles e fui retirando de dois a dois. A correnteza estava muito forte”, explica Edward.

O guarda-vidas trabalha desde os anos 1990 nas areias das praias, mas foi em 2005 que decidiu ingressar no salva-vidas de Búzios. Há 35 anos ele escolheu a profissão por já amar estar nas águas, desde novo pratica o surf.

“Eu já fazia socorro desde criança. Minha mãe ia me procurar em casa e eu já estava na praia, porque era bem perto de casa. Eu tinha que ser surfista, minha família toda já era surfista. Eu pegava onda já com seis anos”, explica ele de como sua paixão por surf se tornou uma profissão.

Apesar de ser cabofriense, o coração é mais que buziano. “Búzios é a minha casa, onde moram meus melhores amigos e parceiros de trabalho”, finaliza ele.

Vista aérea da Praia das Caravelas | Imagem: Gonzalo Arselli | Prensa de Babel.

Como evitar afogamentos?

Para evitar possíveis afogamentos é preciso ficar atento a algumas dicas:

  • Procure estar à vista dos guarda-vidas. Em caso de princípio de afogamento, a rapidez no resgate é fundamental.
  • Caso não saiba nadar, evite entrar no mar com a água acima da linha do umbigo. Em locais onde existem depressões, os chamados “buracos”, o corpo pode submergir rapidamente e a água, alcançar as vias respiratórias.
  • Pais, estejam sempre atentos aos seus filhos. O maior número de ocorrências atendidas pelos guarda-vidas é de crianças perdidas. Procure colocar as pulseiras de identificação para ajudar a diminuir as chances de que seu filho se perca.
  • Não entre na água após consumo de bebida alcoólica, o álcool causa sonolência, reduz a memória e causa déficit de atenção, que são fatores muito importantes para garantir a segurança no mar e evitar afogamentos.

Por: Natalia Nabuco, estagiária sob supervisão da jornalista Monique Gonçalves.

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Hospital Ronaldo Gazolla promove campanha de doação de sangue em parceria com Hemorio

Instituto Dominus inicia 2º semestre com foco na consolidação dos aprendizados e integração de saberes

Phil Rajzman é vice-campeão no 24º Duke’s OceanFest, tradicional campeonato do Havaí

Alerj aprova projeto que obriga agressores a ressarcirem custos de tratamento de animais

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!