O guarda municipal de Cabo Frio, Vitor Sá, foi vice-campeão no torneio internacional Rio Open Internacional de Jiu-Jitsu. O evento organizado pela Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu e a IBJJF (sigla em inglês para Federação Internacional de Jiu Jitsu) aconteceu neste fim de semana e utilizou as mesmas estruturas utilizadas para as Olimpíadas Rio 2016.
O atleta enfrentou a final com um lutador alemão, Christian Dominik Graf, também estreante em finais de torneios internacionais. Vitor vencia a luta até 30 segundos antes do fim, com duas vantagens, mas o Christian conseguiu uma raspagem, que é quando o oponente está por baixo e consegue inverter a posição colocando seu adversário de costas para o chão. Com isso, o atleta alemão conseguiu a vitória.
Vitor Sá tem 32 anos e foi criado no bairro Praia do Siqueira e integra a guarda municipal do município há cerca de cinco anos, segundo a Prefeitura. Sua história no esporte é recente, pois pratica a modalidade há somente um ano e meio, mas já conseguiu destaque no cenário internacional.
Segundo ele, nunca é tarde para começar e o sucesso é fruto de treinamentos. “O jiu jitsu é uma arte marcial que eu sempre tive vontade de praticar desde criança. Mas pelas dificuldades da vida só consegui entrar com 31 anos. Agora o que faço é tentar recuperar o tempo perdido, pois no jiu-jitsu não existe idade, basta treinar e se dedicar, pois assim você se torna um campeão”, ressalta.
O próximo desafio de Vitor será no dia 19 de maio, quando ele representará Cabo Frio na disputa do Campeonato Estadual pela Federação de Jiu-Jitsu do Estado do Rio de Janeiro.