A Secretaria de Segurança e Ordem Pública, por meio da Guarda Municipal Ambiental juntamente com a Ronda Ostensiva Municipal (Romu), apreendeu nesta sexta-feira (22) mais de 40 aves silvestres em cativeiro, no bairro da Rasa. A maior apreensão de animais Silvestre em cativeiro, realizada na história do município.
Segundo denúncia anônima realizada através do 153, um morador tinha mais de 40 aves em cativeiro e sob maus tratos, na Rasa. Diante desta denúncia uma grande operação foi montada pelos agentes para averiguar a veracidade da denúncia. Ao chegarem ao local, e com autorização do proprietário, foi constatada a veracidade dos fatos.
Foram apreendidos 36 gaiolas, 8 alçapões, 3 anilhas falsas, 46 pássaros, 24 Coleiros (Sporophila caerulescens), 10 Canários da Terra (Sicalis flaveola), 2 Tico-ticos (Zonotrichia capensis), 6 Tizis (Volatinia jacarina), 1 Sanhaço (Thraupis), 2 Canários Belga (Serinus canaria), 1 Pardal (Passer domesticus)
De acordo com a GMA, a quantidade de pássaros na apreensão desta sexta-feira é a maior já realizada em Búzios. Suspeito de integrar grupos que vendem os espécimes no mercado clandestino, o indivíduo ficará à disposição da justiça. A fiscalização da Secretaria do Ambiente, Pesca e Urbanismo foi acionada e os responsáveis foram devidamente inflacionados dentro do que prevê a legislação. Os animais serão avaliados por um veterinário e devolvidos à natureza assim que possível.
O pardal e o canário Belga não são aves silvestres. Entretanto, também foram apreendidos por estarem ainda no alçapão armado (ilegal) e muito maltratados, respectivamente. Quem deseja criar pássaros de maneira segura e legal deve procurar o SisPass (Sistema de Controle e Monitoramento da Atividade de Criação Amadora de Pássaros).