Search
Degradê com CSS

Guarda Municipal de Búzios apreende mais de 40 aves silvestres

Animais estavam em cativeiro numa casa na Rasa
Apreensão foi na sexta-feira (22). Foto divulgação
Apreensão foi na sexta-feira (22). Foto divulgação

A Secretaria de Segurança e Ordem Pública, por meio da Guarda Municipal Ambiental juntamente com a Ronda Ostensiva Municipal (Romu), apreendeu nesta sexta-feira (22) mais de 40 aves silvestres em cativeiro, no bairro da Rasa. A maior apreensão de animais Silvestre em cativeiro, realizada na história do município.

Segundo denúncia anônima realizada através do 153, um morador tinha mais de 40 aves em cativeiro e sob maus tratos, na Rasa. Diante desta denúncia uma grande operação foi montada pelos agentes para averiguar a veracidade da denúncia. Ao chegarem ao local, e com autorização do proprietário, foi constatada a veracidade dos fatos.

Foram apreendidos 36 gaiolas, 8 alçapões, 3 anilhas falsas, 46 pássaros, 24 Coleiros (Sporophila caerulescens), 10 Canários da Terra (Sicalis flaveola), 2 Tico-ticos (Zonotrichia capensis), 6 Tizis (Volatinia jacarina), 1 Sanhaço (Thraupis), 2 Canários Belga (Serinus canaria), 1 Pardal (Passer domesticus)

De acordo com a GMA, a quantidade de pássaros na apreensão desta sexta-feira é a maior já realizada em Búzios. Suspeito de integrar grupos que vendem os espécimes no mercado clandestino, o indivíduo ficará à disposição da justiça. A fiscalização da Secretaria do Ambiente, Pesca e Urbanismo foi acionada e os responsáveis foram devidamente inflacionados dentro do que prevê a legislação. Os animais serão avaliados por um veterinário e devolvidos à natureza assim que possível.

O pardal e o canário Belga não são aves silvestres. Entretanto, também foram apreendidos por estarem ainda no alçapão armado (ilegal) e muito maltratados, respectivamente. Quem deseja criar pássaros de maneira segura e legal deve procurar o SisPass (Sistema de Controle e Monitoramento da Atividade de Criação Amadora de Pássaros).

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Búzios celebra a 10ª edição do Pride com dois dias de festa e representatividade

Você conhece as Casas da Mulher Buziana? Mais de 100 vagas abertas para cursos gratuitos

Defesa Civil de Rio das Ostras emite alerta de ressaca com risco de alagamentos e ventos fortes

Cortes em camadas, franjas versáteis e estilos curtos ganham força nos cabelos das mulheres em 2025

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!