Após denúncia sobre retirada de rochas do Mangue de Pedras em Búzios, a Guarda Municipal notificou duas pessoas que faziam a ação
Na tarde desta segunda-feira (30), agentes da Guarda Ambiental fizeram uma ação de vistoria no local conhecido como Mangue de Pedras, em Búzios. A operação foi realizada após uma denúncia sobre duas pessoas que estavam retirando pedras na Praia Gorda.
De acordo com a prefeitura, a Guarda Ambiental encontrou duas pessoas tirando as rochas da área. Os indivíduos foram então notificados e devolveram as pedras para o local.
Em nota, a Secretaria de Meio Ambiente orienta a população a não retirar pedras do Mangue de Pedra e nem de outros pontos da cidade. Segundo a pasta, quem flagrar qualquer tentativa de retirada de rochas na praia pode fazer denuncias ao órgão, através do número: (22) 2623 0196.
O local virou Área de Preservação Ambiental (APA) em 2018. Ao longo dos anos, o mangue tem sido alvo de ocupações irregulares, incêndios criminosos e especulação imobiliária, que ameaçam diretamente a flora e fauna locais.
Em resposta à Prensa para uma matéria veiculada no dia 31 de julho deste ano, a geóloga e pesquisadora, Kátia Mansur, explicou que o mangue possui uma formação ambiental extremamente delicada e é o único existente no mundo. Apesar da importância, o local até hoje aguarda seu plano de manejo.