Grupo criado para ajudar pessoas em vulnerabilidade durante a pandemia recebeu uma Moção de Gratulações e Aplausos
O grupo Quarentena Búzios – Corrente do Bem, recebeu da Câmara Municipal de Búzios uma Moção de Gratulações e Aplausos pelos serviços prestados à população buziana. A homenagem aconteceu na última quinta-feira (10) durante a Sessão Solene 2020, evento que comemorou 25 anos da emancipação político administrativa do município. A cerimônia também homenageou buzianos que marcaram a história da cidade e contribuíram de forma positiva com a comunidade.
O idealizador da iniciativa, Alexandre Verdade, contou a Prensa que receber a Moção foi muito importante para o grupo, pois veio para legitimar as ações que eles fizeram à comunidade. Alexandre disse: “O sentimento do grupo é de muita alegria e felicidade, justamente por a gente poder ter um reconhecimento do trabalho que a gente fez em prol da sociedade.”
O grupo Quarentena Búzios – #correntedobem, foi criado em março deste ano no Facebook. A iniciativa partiu de Alexandre, que convidou amigos para criar uma maneira de facilitar a vida de buzianos durante a quarentena. O objetivo da ação é ajudar para que as pessoas permaneçam em casa nesse momento de isolamento social, por conta da pandemia do novo coronavírus. Através da rede social, o grupo começou a identificar as necessidades da população e a buscar a resolução destas questões, trabalhando com a experiência que cada membro. Assim, algumas frentes de ação foram criadas. Os membros se organizaram para que alguns se dedicassem a fazer compras, ir à farmácia e pagar contas de idosos e pessoas do grupo de risco, enquanto outros se dedicam a parte de saúde física e mental.
Profissionais da saúde, como enfermeiros e técnicos de enfermagem, se disponibilizam a ir na casa das pessoas para fazer aplicação de vacinas e curativos, fazendo com que elas não precisem se deslocar até aos postos de saúde. A ação conta também com uma psicóloga que oferece seus conhecimentos, postando mensagens e conversando com quem precisa de ajuda, uma advogada orientando questões jurídicas e também uma pedagoga que posta conteúdos infantis com atividades para famílias com crianças.
Alexandre conta que para o futuro, os participantes querem dar continuidade às atividades do grupo com outras informações. “No início a gente começou com uma pequena pretensão e algo foi tomando forma, foi crescendo. E nesse sentido, a gente quer agora mudar um pouco as ações do grupo. A gente trabalhou sempre na questão da necessidade, agora que, mesmo que parcialmente, a cidade retomou, os empregos retomaram. A gente quer fazer uma ponte entre essas pessoas que estavam em vulnerabilidade para que elas consigam empregos”, contou ele. Um plano futuro do grupo é montar um balcão de empregos para ajudar as pessoas a retornarem ao mercado de trabalho.
O Grupo Quarentena Búzios já conta com quase sete mil membros no Facebook. No site e na página da iniciativa é possível encontrar todas as informações sobre como ajudar e como receber um auxílio.