Neste sábado (5) e domingo (6), o Espaço Cultural CircoLo de Criação, no Centro de Búzios, recebe o espetáculo “A BUSCA”, montagem bilíngue em português e Libras do Grupo Moitará, reconhecido nacionalmente por sua pesquisa teatral com máscaras e acessibilidade. As sessões ocorrem às 19h, com entrada solidária em troca de 1 kg de alimento não perecível, que será doado a instituições locais.
A peça, protagonizada por Érika Rettl, com interpretação em Libras do ator Jhonatas Narciso, convida o público a refletir sobre o feminino e o vínculo com a natureza íntima dos seres. Trata-se do segundo espetáculo de uma trilogia que aborda o universo simbólico e afetivo das relações humanas, com destaque para a escuta sensível e a percepção corporal.
“A BUSCA” aposta na inclusão ao integrar à cena o recurso do Visual Vernacular, linguagem artística da cultura surda, com supervisão do ator surdo Ricardo Boaretto, também responsável pela consultoria da obra.
Após a sessão do dia 5 de julho (sexta-feira), será realizado um bate-papo aberto ao público com o tema “Cultura surda e cultura ouvinte em cena: acessibilidade cultural de qualidade”, com participação dos artistas e do consultor.
O projeto integra a circulação do espetáculo por cidades do interior do estado com apoio do Governo Federal, Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, por meio da Política Nacional Aldir Blanc.
📌 Espetáculo “A BUSCA”
📍 Espaço Cultural CircoLo de Criação – Estrada da Usina Velha, 179, Centro (em frente à Lagoa da Usina)
📅 Dias: 5 e 6 de julho, às 19h
🎟️ Entrada: 1 kg de alimento não perecível
🗣️ Bate-papo: dia 5 de julho, após o espetáculo
🔗 Mais informações: www.grupomoitara.art.br