O trabalho voluntário dos artistas e moradores de Tamoios, coordenado pelo artista plástico, Carlinhos Carrilho, continua transformando a identidade do Distrito de Tamoios, em Cabo Frio, mesmo em meio a pandemia. A ideia é deixar tudo pronto para que o momento de “sair de casa” seja ainda mais especial.
O grupo conta, que o trabalho já vinha sendo realizado desde o ano passado, mas quando veio a notícia do vírus, eles decidiram suspender as ações. Com o passar dos dias o grupo percebeu que era possível trabalhar, tomando os cuidados necessários e transformando um momento difícil em uma nova realidade para a comunidade.
Desde que voltaram aos trabalhos, o grupo já atuou no Pontal de Santo Antônio, com a instalação da Placa Eu Amo Tamoios. Também na Sinagoga, Rua 12 e Praça de Unamar.
“Esse é um trabalho totalmente voluntário, realizado por moradores de Tamoios, que querem que o nosso Distrito seja um lugar melhor. Nós precisamos aprender que só o trabalho conjunto transformará nossa cidade. E nós estamos fazendo a nossa parte”, contou o artista Carlinhos Carrilho, idealizador do projeto.
Sobre os projetos
A última ação realizada foi na Sinagoga, em Unamar. Nesta semana, um parquinho foi construído, todo com material reutilizado, como pneus, madeira e outros. O local também recebeu uma pintura toda colorida.
A Rua 12, no bairro Aquarius também está quase pronta. O local, que era evitado pelas famílias devido ao tráfico de drogas, aos poucos tem se tornado um ponto turístico do Distrito. O paredão colorido, pintado pela comunidade, emite uma energia tão boa, que mesmo diante das dificuldades, as pessoas fazem questão de darem uma pausa para registrar um sorriso em meio a arte comunitária.
No local, também havia um “lixão”, resultado da desmotivação de alguns moradores. Mas agora, a limpeza já foi feita e uma horta comunitária será criada para motivar a comunidade a preservar o local limpo. Além disso, também há um projeto para a instalação de um parquinho para as crianças.
O trabalho realizado na Praça de Unamar também foi concluído. O grupo já havia dado inicio ao trabalho de reforma da praça no ano passado. O ambiente recebeu uma pintura temática, além de algumas manutenções necessárias. Agora a ideia é que o trabalho fique ainda mais completo com o novo parquinho.
“Nós queremos mudar a identidade de Tamoios. Vamos transformar a imagem de abandono, que o Distrito manteve por anos, em uma imagem muito colorida e cheia de esperança. Esse é o trabalho, que nosso grupo está desenvolvendo”, contou o artista Carlinhos Carrilho.
E quem acha que o trabalho termina por aí, se engana. O grupo já planeja outras ações em pontos diferentes do Tamoios. “Tamoios é gigante e atender todos os bairros é uma missão bem difícil, mas enquanto tivermos forçar, vamos seguir trabalhando. Afinal, precisamos fazer por nossa localidade”, finalizou Carrilho.