Pular para o conteúdo
Search
Degradê com CSS

Petroleiros ampliam paralisação e denunciam restrições à liberação de grevistas

Federações relatam trabalhadores mantidos por mais de 60 horas em refinarias
Ato de petroleiros em frente à Unidade de Tratamento de Gás de Cabiúnas (UTGCAB), em Macaé, marca a ampliação da greve no Norte Fluminense / foto divulgação
Ato de petroleiros em frente à Unidade de Tratamento de Gás de Cabiúnas (UTGCAB), em Macaé, marca a ampliação da greve no Norte Fluminense / foto divulgação

A greve nacional dos petroleiros entrou no terceiro dia nesta quarta-feira (17) com ampliação da adesão em unidades do Sistema Petrobras no país. No Norte Fluminense, a mobilização teve como um dos principais pontos o ato realizado em frente à Unidade de Tratamento de Gás de Cabiúnas (UTGCAB), em Macaé, reunindo trabalhadores da unidade e dirigentes sindicais.

De acordo com balanço divulgado pela Federação Única dos Petroleiros (FUP), a paralisação atinge, até o momento, nove refinarias, 28 plataformas, 13 unidades da Transpetro, quatro termelétricas, duas usinas de biodiesel, além dos campos terrestres da Bahia, da UTGCAB, da Estação de Compressão de Paulínia (TBG) e da sede administrativa da Petrobras em Natal (EDIRN).

No Norte Fluminense, a FUP informa que 26 plataformas da Bacia de Campos registram 100% de adesão dos trabalhadores. Somadas às unidades do Espírito Santo, são 28 plataformas marítimas paralisadas nas bases da federação.

A greve também avançou em Pernambuco, onde houve adesão na Refinaria Abreu e Lima e no Terminal de Suape, completando o total de refinarias paradas nas bases da FUP. Em outros estados, como Rio Grande do Norte, Espírito Santo e São Paulo, foram registrados atos, paralisações e bloqueios de acesso em unidades administrativas e operacionais.

Além da ampliação do movimento, os sindicatos denunciam restrições à liberação de trabalhadores que aderiram à greve. Segundo a FUP, há registros de petroleiros mantidos por mais de 60 horas em refinarias como a Reduc e a Regap, e por quase 48 horas em unidades como Lubnor e Refap, situação classificada pelas entidades como cárcere privado.

No Norte Fluminense, o Sindipetro-NF afirma ter recebido denúncias semelhantes envolvendo plataformas da Bacia de Campos, com relatos de impedimento de desembarque de grevistas, especialmente técnicos de segurança. As entidades informam que, em alguns casos, recorreram à Justiça para garantir a liberação dos trabalhadores.

A FUP também relata a atuação de auditores do Ministério do Trabalho em algumas unidades, como a Reduc, para verificar condições de saúde, segurança e habitabilidade dos trabalhadores mantidos nas refinarias durante o movimento.

As informações constam no boletim divulgado pela Federação Única dos Petroleiros, atualizado às 13h30 desta quarta-feira (17).

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Macaé proíbe uso de caixas de som na faixa de areia e na orla das praias

Réveillon de Maricá terá dez palcos e sete pontos de fogos com redução de ruído

Interior do Rio registra alta ocupação hoteleira no Réveillon 2025/2026

Cadastur obrigatório em Búzios muda regras para hotéis, bares e eventos

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

[mailpoet_form id="2"]