Aprovado — por 61%, com 23% contrários e 16% de abstenções — A Federação Única dos Petroleiros (FUP) convocou greve por tempo determinado a partir desta segunda-feira (25) até a sexta-feira (29) da categoria petroleira. O Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense (Sindipetro) aderiu.
O diretor do Sindipetro, Tezeu Bezerra, explica que ” a greve é de importância decisiva para a sobrevivência da Petrobrás, dos empregos e dos direitos da categoria.”
Em Macaé e Campos, onde estão localizadas as sedes da Petrobrás no Norte Fluminense, a adesão foi total e até os caminhões que transportam combustível estão parados.
Além do indicativo de greve, as assembleias aprovaram — por 89%, com 9% contrários e 2% de abstenções — o referendo à reivindicação da FUP para que o ACT seja cumprido em suas cláusulas 41 e 86, sobre efetivo e empregabilidade, e 73, sobre a abolição do uso de metas de SMS como critério para avaliação de empregados. A demanda também foi protocolada no Ministério Público do Trabalho.