Búzios segue tendo suas paisagens brilhando nas telas com o encerramento, nesta terça-feira (24), das gravações da minissérie “Praia dos Ossos”, da HBO. A série, dirigida por Andrucha Waddington, conta a história de Ângela Diniz, a socialite mineira assassinada na cidade em 1976. Baseada no premiado podcast homônimo da Rádio Novelo, a produção tem como protagonista a atriz Marjorie Estiano, e promete trazer uma narrativa intensa e sensível sobre a vida e os desafios que levaram ao desfecho trágico da vida de Ângela nos anos 70. A escolha de Marjorie como protagonista da série foi noticiada pela Prensa, em primeira mão, em 2022.
Diferente de outras produções sobre o mesmo tema, como o filme estrelado por Isis Valverde que teve suas gravações realizadas em Paraty, litoral sul do Rio de Janeiro, “Praia dos Ossos” foi gravada em Búzios, capturando a essência e o ambiente histórico que marcaram os últimos dias da vida de Ângela. A decisão de filmar em Búzios, em vez de deslocar a produção para outras cidades, reforça o compromisso com a autenticidade do cenário, algo que, segundo especialistas, impacta diretamente na narrativa e na imersão do público.
A produção da HBO vai além de retratar um crime que chocou o Brasil. Descrita como uma “série de vida”, a minissérie mergulha nas complexidades de uma mulher que desafiou preconceitos e buscou viver à sua maneira, em uma época marcada pelo machismo e pela repressão social. Quase 50 anos após o crime, a história de Ângela Diniz continua a ecoar, tornando-se um marco na história policial e no movimento feminista no Brasil.
A Prensa esteve em contato com o diretor Andrucha Waddington e a atriz Marjorie Estiano no último sábado (21), durante a feijoada especial do The Jul’s Restaurante, um dos destaques gastronômicos do A Concept Hotel & SPA, em frente à Praia de Manguinhos. Andrucha destacou o tratamento excepcional que a produção recebeu em Búzios. Além da equipe técnica da série, o evento no The Jul’s reuniu outros nomes importantes, como o casal de atores Vladimir Brichta e Adriana Esteves, que estavam passeando na cidade, e aproveitaram a tarde no restaurante comandado pelo chef Marcos Sodré.
A declaração do diretor e a gravação de “Praia dos Ossos” acontece em um momento de mudança na direção do receptivo de produções de áudio visual no município, em que o tratamento direto a esse segmento passa da Secretaria de Turismo para a Secretaria de Cultura, que passa, inclusive, a absorver o trabalho, em conjunto com outras instituições, da Búzios Film Commission. Uma mudança que fortaleceu a estrutura necessária para receber grandes produções também por gerar uma ação conectada, onde a secretaria de Turismo, entre outras coisas, trabalha em paralelo para promocionar o destino após a execução das obras. A nova fase ainda envolve outras secretarias.
As filmagens em Búzios trazem de volta o potencial da cidade como cenário para grandes produções, uma realidade que se fortalece à medida que mais equipes escolhem o balneário para dar vida às suas narrativas. Também está sendo gravado em Búzios cenas do filme “A corrida dos Bichos”, estrelado por Rodrigo Santoro e Bruno Gagliasso.