Pular para o conteúdo
Search

Governo Federal define novas regras para entrar no Brasil por vias aéreas

Imagem: Agência Brasil | Reprodução

Viajantes deverão apresentar uma declaração de saúde e teste negativo do Covid-19 para entrar no Brasil, a partir desta quarta-feira (30)

A partir desta quarta-feira (30), viajantes vindos do exterior deverão preencher a Declaração de Saúde do Viajante (DSV) e apresentar teste negativo para Covid-19 para entrar no Brasil por via aérea. A medida está prevista no Diário Oficial da União (DOU), por meio da Portaria nº 630, de 17 de dezembro de 2020.

De acordo com o Governo Federal, a norma atende à recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) por motivos sanitários relacionados com os riscos de contaminação e disseminação da Covid-19.
Declaração de Saúde do Viajante (DSV)

Com a nova deliberação, o viajante deverá apresentar à companhia aérea o e-mail de comprovação do preenchimento da Declaração de Saúde do Viajante (DSV) impresso ou por meio digital, antes do embarque para o Brasil. A declaração tem por objetivo conhecer a situação de saúde do viajante antes do embarque.

Declaração de Saúde do Viajante (DSV)

Ao preencher a DSV, o viajante também assina concordar em atender as medidas sanitárias adotadas pelas autoridades brasileiras durante o período em que estiver no Brasil. O descumprimento, segundo a portaria, implicará para o infrator a responsabilização civil, administrativa e penal. No caso de estrangeiros, este ficará sujeito à repatriação ou deportação imediata e inabilitação de pedido de refúgio.

Teste de RT-PCR

Ainda antes do embarque para o Brasil, o viajante deverá apresentar à companhia aérea um laudo do teste de RT-PCR com resultado negativo ou não reagente para o novo coronavírus. O teste de RT-PCR deve ser feito com antecedência de até 72 horas antes do embarque para o Brasil.

Não será permitido o ingresso no Brasil de viajantes procedentes do exterior que não portarem o laudo do teste ou em casos de laudo com resultado positivo/reagente para o novo coronavírus.

De acordo com o Governo Federal, esta medida é aplicada tanto para brasileiros como para estrangeiros de qualquer nacionalidade. A Portaria não estabeleceu a necessidade de quarentena ou isolamento do viajante que chega ao Brasil. Porém, a Anvisa orienta que o viajante fique atento à própria saúde e, em caso do surgimento de sintomas ligados à Covid-19, procure atendimento médico.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

Maricá realiza 1º Seminário de Fotografia “Ampliando Olhares”

Rio de Janeiro oficializa 4 de abril como Dia Estadual dos Cuidadores de Animais

Governo do Rio projeta recorde de turistas na alta temporada

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.