Municípios do RJ começaram a receber a segunda dose da CoronaVac. Distribuição para cidades da Região dos Lagos irá iniciar nesta quarta-feira (3)
Nesta terça-feira (2), a Secretaria de Estado de Saúde (SES) iniciou a operação para entrega da segunda dose da vacina CoronaVac contra a Covid-19 aos 92 municípios do Rio de Janeiro. As 244.560 doses do imunizante serão usadas para reforço da primeira dose.
A Coronavac deve ter um período de intervalo de 21 dias entre as duas doses.
Segundo a SES, os caminhões começaram a deixar a Coordenadoria Geral de Armazenagem (CGA), em Niterói, na manhã desta terça-feira (2), levando os imunizantes para as cidades do Rio de Janeiro, Niterói, Maricá e São Gonçalo. Para os demais 88 municípios, a entrega será realizada nesta quarta-feira (3), por via aérea.
A operação será realizada por cinco aeronaves, sendo uma da Secretaria de Polícia Civil, duas do Corpo de Bombeiros e duas do Governo do Estado. A logística prevê que um helicóptero atenderá mais de um município.
Ainda de acordo com o Governo Estadual, uma nova remessa, com 42.400 doses de CoronaVac, também será enviada aos municípios para que sejam utilizadas como 1ª dose, ampliando a cobertura do público prioritário. O quantitativo referente à segunda dose para essas pessoas está reservado e será enviado dentro do prazo para aplicação.
Oxford/AstraZeneca
Com relação à vacina de Oxford/AstraZeneca, o Estado informou que outras 7.350 doses também serão encaminhadas para unidades de saúde da rede estadual e militar. Os imunizantes vão reforçar a vacinação dos trabalhadores de saúde da linha de frente do atendimento a pacientes com Covid-19.
Até às 13h desta terça-feira (2), o Vacinômetro do Estado já contabilizou 137.377 pessoas imunizadas.