Método reduz os impactos nocivos ao ambiente e, consequentemente, a saúde humana
Em linhas gerais, a coleta seletiva serve para otimizar os processos de destinação do lixo, o que reduz os impactos nocivos ao ambiente e, consequentemente, a saúde humana. Poucos são os municípios brasileiros preocupados com essa temática. Mas, segundo o governo de Búzios, para 2022 já está sendo planejada a implantação do projeto.
O assunto voltou à tona com a passagem Família Schurmann, que levantou a questão. Em visita ao balneário, dentro da expedição mundial Voz dos Oceanos, projeto que busca soluções inovadoras para combater a poluição dos mares, o município foi criticado pela falta de coleta seletiva, que para eles é um fator que coloca em risco todo o ecossistema da região.
“Apesar da rápida passagem, Búzios nos proporcionou cenários exuberantes e histórias pra lá de interessantes que já fazem parte da nossa bagagem cultural. Por outro lado, nossa percepção crítica voltada para o contexto ambiental não deixou de notar algo um tanto quanto preocupante para o charmoso município: a falta de coleta seletiva! Esse é um fator que coloca em risco todo ecossistema da região. Os resíduos precisam ser encaminhados para os seus devidos lugares!”, disse o post no perfil oficial da família no Instagram.
O tema também foi comentado pela Kiki Reis, consultora em Turismo e Administração. Ela relembra que um dos fatores para a poluição nos oceanos é a carência da coleta seletiva: “Por se tratar de uma cidade que a fonte de renda vem do turismo, devemos ter mais atenção para proteção dos nossos atrativos, como nossas praias, trilhas…”, comenta ela nas redes sociais.
A reportagem entrou em contato com a Secretaria de Meio Ambiente, Pesca e Urbanismo, e segundo o responsável pela pasta, Evanildo Nascimento, a atual gestão está se preparando este ano para em 2022 fazer novas ações para o meio ambiente. Ainda de acordo com o secretário, será implementada a coleta seletiva na cidade. “Acreditamos que em 2022 já vamos começar com ecopontos, que são os pontos de entrega voluntárias, e também o Ponto de Entrega Seletiva”.
A coleta seletiva é um método que faz parte do consumo sustentável, importante para reduzir os impactos ambientais do consumo. Ao separar o lixo, facilita no tratamento e a tendência é diminuir os impactos nocivos ao ambiente.
Semana do Lixo Zero e 1° Fórum de Debates das Ações Ambientais
Búzios está realizando diversos eventos para debater temas pertinentes para o meio ambiente do município, entre eles Semana do Lixo Zero e 1° Fórum de Debates das Ações Ambientais.
Desde semana passada, está sendo realizada na cidade a Semana do Lixo Zero com discussões e ações ambientais. Nesta quarta-feira (27) haverá debate ambiental do filme ”Lixo Vivo”, às 17h, no Espaço Cultural Zanine. Os palestrantes serão: Paloma Arias Ordiales, coordenadora de Educação Ambiental do Instituto Escola do Mar e gestora da Praia do Peró; Bernardo Corty dos Santos, engenheiro civil ambiental da Secretaria do Ambiente Pesca e Urbanismo; Dominique de Souza, presidente da Colônia de Pescadores Z23; Ed Bastos, coordenador do projeto Lixo Zero; Josué Pereira, vereador e presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal de Búzios; e Gabriela Negreiros Coutinho Vitorino, representante da Prolagos.
Já o 1° Fórum de Debates das Ações Ambientais de Búzios será nesta sexta-feira (29), às 13h, no Cine Bardot. Para evitar aglomerações a participação no evento precisa ser confirmada previamente por meio da inscrição, pelo número (22) 2623.3984 ou no e-mail, [email protected]. É necessário levar 1kg de alimento não perecível. Além das palestras, a programação conta com o lançamento do livro “Em Defesa do Rio Una” e “O Manguezal na História e na Cultura do Brasil”, ambos de Arthur Soffiati, historiador ambiental.
Por: Natalia Nabuco, estagiária sob supervisão da jornalista Monique Gonçalves.