Pular para o conteúdo
Search

Governo de Búzios planeja implantação de coleta seletiva para 2022

A falta de coleta seletiva prejudica o ecossistema marinho, e também a saúde humana. Imagem: Matheus Coutinho

Método reduz os impactos nocivos ao ambiente e, consequentemente, a saúde humana

Em linhas gerais, a coleta seletiva serve para otimizar os processos de destinação do lixo, o que reduz os impactos nocivos ao ambiente e, consequentemente, a saúde humana. Poucos são os municípios brasileiros preocupados com essa temática. Mas, segundo o governo de Búzios, para 2022 já está sendo planejada a implantação do projeto.

O assunto voltou à tona com a passagem Família Schurmann, que levantou a questão. Em visita ao balneário, dentro da expedição mundial Voz dos Oceanos, projeto que busca soluções inovadoras para combater a poluição dos mares, o município foi criticado pela falta de coleta seletiva, que para eles é um fator que coloca em risco todo o ecossistema da região.

A Família Schurmann registrou os resíduos que encontrou na passagem por Búzios. Imagem: Rede Social | Instagram.

“Apesar da rápida passagem, Búzios nos proporcionou cenários exuberantes e histórias pra lá de interessantes que já fazem parte da nossa bagagem cultural. Por outro lado, nossa percepção crítica voltada para o contexto ambiental não deixou de notar algo um tanto quanto preocupante para o charmoso município: a falta de coleta seletiva! Esse é um fator que coloca em risco todo ecossistema da região. Os resíduos precisam ser encaminhados para os seus devidos lugares!”, disse o post no perfil oficial da família no Instagram.

Kiki Reis ilustrou o comentário sobre a coleta seletiva com esta foto. Imagem: Matheus Coutinho


O tema também foi comentado pela Kiki Reis, consultora em Turismo e Administração. Ela relembra que um dos fatores para a poluição nos oceanos é a carência da coleta seletiva: “Por se tratar de uma cidade que a fonte de renda vem do turismo, devemos ter mais atenção para proteção dos nossos atrativos, como nossas praias, trilhas…”, comenta ela nas redes sociais.

A reportagem entrou em contato com a Secretaria de Meio Ambiente, Pesca e Urbanismo, e segundo o responsável pela pasta, Evanildo Nascimento, a atual gestão está se preparando este ano para em 2022 fazer novas ações para o meio ambiente. Ainda de acordo com o secretário, será implementada a coleta seletiva na cidade. “Acreditamos que em 2022 já vamos começar com ecopontos, que são os pontos de entrega voluntárias, e também o Ponto de Entrega Seletiva”.

A coleta seletiva é um método que faz parte do consumo sustentável, importante para reduzir os impactos ambientais do consumo. Ao separar o lixo, facilita no tratamento e a tendência é diminuir os impactos nocivos ao ambiente.

Semana do Lixo Zero e 1° Fórum de Debates das Ações Ambientais

Búzios está realizando diversos eventos para debater temas pertinentes para o meio ambiente do município, entre eles Semana do Lixo Zero e 1° Fórum de Debates das Ações Ambientais.

Desde semana passada, está sendo realizada na cidade a Semana do Lixo Zero com discussões e ações ambientais. Nesta quarta-feira (27) haverá debate ambiental do filme ”Lixo Vivo”, às 17h, no Espaço Cultural Zanine. Os palestrantes serão:  Paloma Arias Ordiales, coordenadora de Educação Ambiental do Instituto Escola do Mar e gestora da Praia do Peró; Bernardo Corty dos Santos, engenheiro civil ambiental da Secretaria do Ambiente Pesca e Urbanismo; Dominique de Souza, presidente da Colônia de Pescadores Z23; Ed Bastos, coordenador do projeto Lixo Zero; Josué Pereira,  vereador e presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal de Búzios; e  Gabriela Negreiros Coutinho Vitorino, representante da Prolagos.

Já o 1° Fórum de Debates das Ações Ambientais de Búzios será nesta sexta-feira (29), às 13h,  no Cine Bardot. Para evitar aglomerações a participação no evento precisa ser confirmada previamente por meio da inscrição, pelo número (22) 2623.3984 ou no e-mail, [email protected]. É necessário levar 1kg de alimento não perecível. Além das palestras, a programação conta com o lançamento do livro “Em Defesa do Rio Una” e “O Manguezal na História e na Cultura do Brasil”, ambos de Arthur Soffiati, historiador ambiental.

Por: Natalia Nabuco, estagiária sob supervisão da jornalista Monique Gonçalves.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.