Pular para o conteúdo
Search

Governador Witzel exonera presidente do INEA e Parque Estadual da Costa do Sol segue sem titular na chefia

Cargos entram na disputa eleitoral enquanto interior do estado sofre com incêndios em áreas de preservação ambiental

Publicada no Diário Oficial do Estado RJ, nesta terça-feira (21), a exoneração do presidente do Instituto Estadual do Ambiente – INEA, Carlos Henrique Netto Vaz, diz muito sobre o momento que vive o estado fluminense. Em fase pré eleitoral e com o governador Wilson Witzel sofrendo processo de impeachment, a disputa por cargos se intensifica à medida que o jogo político se aquece. Assume interinamente a função de presidente do INEA, a subsecretária de Recursos Hídricos e Sustentabilidade, Diane Mara Rangel.

Neste momento de intensa dança política, o interior do estado sofre com a falta de comando. Vago desde a saída de Marcelo Morel, no último dia 7, o cargo de chefe das Unidades de Conservação Estaduais está sem titular, enquanto cidades da Região dos Lagos assistem áreas do Parque Estadual da Costa do Sol serem destruídas pelo fogo. Somente neste final de semana foram três focos em Búzios, em locais como as praias do Forno e da Foca, e em uma grande área na Baía Formosa, devido a um loteamento clandestino. Também o Morro da Vigia, no Peró, sofreu neste domingo (19) seu segundo incêndio em trinta dias. Além desses locais, populares também denunciaram mais incêndios em vegetação de restinga, em áreas localizadas em Arraial do Cabo.

Área queimada entre as praias do Forno e Foca, em Búzios

– Quando eu assumi a chefia do Parque da Costa do Sol, o cargo era feio, ninguém queria. Agora é o mais disputado do INEA. Virou uma região estratégica. E tenho certeza que está em curso uma grande disputa orquestrada pela Alerj – alfineta Morel.

Para o ex-chefe, o INEA é atualmente o órgão mais poderoso do estado. Morel destaca que o Instituto Estadual do Ambiente pode interditar uma região econômica inteira, e as licenças que emite são vitais para a economia.

– A Fazenda é o dinheiro, e pra mim é a zero um, mas depois disso, se o dinheiro vai entrar, se vai sair, se vai captar dinheiro internacional, é tudo o INEA. O INEA é um órgão vital para o desenvolvimento do estado RJ. O INEA pode conduzir pessoas com o poder judiciário, pode conduzir pessoas com autoridade policial, o órgão tem 60 policiais. Eles mesmos, no INEA, não se veem assim com essa força toda, porque o órgão está atabalhoado agora, mas é muito forte. Isso na mão de um governo organizado, faz uma evolução bacana – afirma.

Incêndio no Morro do Vigia, em Cabo Frio

Ambientalistas e moradores da área próxima ao Morro do Vigia, no Peró, em Cabo Frio, ressaltam o estrago causado por um incêndio que atingiu o local, neste domingo (19).

O fogo teve início no fim da tarde, e destruiu a vegetação no alto do morro. A intervenção dos bombeiros impediu que as chamas chegassem à Cabana do Pescador, prédio histórico, que já foi cenário de novelas.

De acordo com os ambientalistas locais, ainda não houve nenhuma vistoria dos órgãos ambientais do município ou do estado após o incêndio. A região, que faz parte da área de preservação permanente do Parque Estadual da Costa do Sol (PECS), está sob responsabilidade do INEA. 

“É preciso se fazer o controle de acesso ao parque. É verdade que a vegetação está muito seca, mas ações de manejo podem evitar a degradação que aconteceu na tarde de domingo “, afirma Marcelo Valente, da ONG Ondas do Peró, que levou sementes de aroeira para semear no Morro do Vigia.

Contatados pela Prensa, os guarda-parques do PECS alegaram que estavam enfrentando dificuldades em relação ao emprego, mas que desde o dia de ontem (20) as atividades voltaram ao normal e os incêndios não serão tolerados.

– Infelizmente, os Guarda-Parques que tanto lutam pela sobrevivência das Unidades de Conservação ficaram sem emprego neste último mês. Porém, com o apoio da atual Gestão do Parque, tudo está sendo resolvido e as atividades retornaram à sua normalidade ontem, segunda-feira. Iremos averiguar a origem do incêndio e não iremos tolerar essa prática criminosa no Parque Estadual – afirmou o guarda-parques Gabriel Saraiva.

O Parque Estadual da Costa do Sol cobre uma área de 9.841,28 hectares, e abrange Municípios de Araruama, Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Saquarema e São Pedro da Aldeia.

O jogo dos erros: quiosque na areia, construção ilegal no costão rochoso, incêndio na trilha, no Morro da Vigia, Peró

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Procon de Rio das Ostras lança Operação Black Friday para orientar consumidores

Búzios promove semana de ações para impulsionar o empreendedorismo feminino

Amanrasa reforça ações para segurança e preservação na alta temporada em Búzios

FLIC celebra cultura e diversidade em Rio das Ostras com programação gratuita

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.