Pular para o conteúdo
Search

Governador Pezão é preso em desdobramento da Lava Jato

O Governador do Estado do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão (MDB) foi preso hoje pela manhã, por volta das 6 horas, na sua residência oficial, no Palácio Laranjeiras,  devido a um desdobramento da Operação Lava Jato, comandada pela Polícia Federal. A operação denominada “Boca de Lobo”, e se baseia na delação premiada de Carlos Miranda, apontado como operador financeiro do ex governador, também preso, Sérgio Cabral.

Carlos Miranda detalhou o pagamento de mesada de R$ 150 mil para Pezão na época em que ele era vice do então governador Sérgio Cabral. Também houve, segundo a delação, pagamento de 13º de propina e ainda dois bônus de R$ 1 milhão como prêmio.

Ainda segundo informações do Ministério Público Federal, existem provas que apontam para o recebimento de um valor estimado em 40 milhões que teria sido recebido por Pezão no período de 2007 a 2015, e que faria parte de um esquema de corrupção ainda em funcionamento. São investigados os crimes de lavagem de dinheiro, organização criminosa e corrupção ativa e passiva.

Diante deste cenário, a prisão foi motivada porque a liberdade do Governador, segundo os investigadores, oferece risco ao prosseguimento da operação, uma vez que este poderia dificultar o acesso aos valores ou ocultar o patrimônio obtido.

Ainda na lista de presos está o secretário de Obras, José Iran Peixoto Júnior; O Secretário de Governo, Affonso Henriques Monnerat Alves da Cruz; O servidor da Casa Civil e Desenvolvimento Econômico, Luiz Carlos Vidal Barroso; o sobrinho do Governador, Marcelo Santos Amorim; Os sócios da JRO Pavimentação Cláudio Fernandes Vidal e Luiz Alberto Gomes Gonçalves; Além dos sócios da High Control Luis; Luis Fernando Craveiro de Amorim e César Augusto Craveiro de Amorim.

A Polícia Federal cumpre ainda 30 mandados de busca e apreensão. Um deles é na casa de Pezão em Piraí, no Sul do estado, base do governador.

Francisco Dornelles assume o Governo –  Depois de quatro dos últimos cinco governadores eleitos do Rio de Janeiro terem sido presos acusados de corrupção, vice de Pezão, Francisco Dornelles, passará a assumir o Governo.

Dornelles foi ministro dos governos José Sarney e Fernando Henrique Cardoso. Ele é sobrinho do ex-presidente Tancredo Neves e primo do senador Aécio Neves (PSDB-MG).

 

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

Maricá realiza 1º Seminário de Fotografia “Ampliando Olhares”

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.