No último sábado (12), o governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, o vice-governador Cláudio Castro e o secretário de Turismo, Otavio Leite, estiveram em Cabo Frio. Witzel esteve na pista de pouso e em seguida cumprimentou prefeitos, secretários e autoridades de Iguaba Grande, Arraial do Cabo, Araruama, Armação dos Búzios, São Pedro da Aldeia e Araruama. O encontro serviu para debater estratégias de fortalecimento do turismo na Região dos Lagos.
Wilson se reuniu com Adriano Moreno, prefeito de Cabo Frio, em encontro a portas fechadas por cerca de 20 minutos. Em seguida, eles foram para outra sala onde foi apresentado um vídeo com todo o potencial do aeroporto. “O prefeito Dr. Adriano está no caminho certo, fechando as torneiras dos cofres públicos, tentando fortalecer e ampliar o potencial turístico, trazer grandes empresas e ampliar investimentos como é o caso do aeroporto, que pode beneficiar todos os municípios da região” disse o governador.
Depois, o chefe do executivo do Estado se reuniu com os prefeitos e representantes do Executivo e garantiu que vai trabalhar para atender às demandas desses municípios. “As portas estão abertas para vocês, prefeitos. Estamos à disposição de todos. Governar o Estado do Rio de Janeiro é governar para todos. Vamos jogar no mesmo time. Vamos trabalhar para encontrar soluções para o nosso povo. Vim aqui mostrar que o interior tem uma importância fundamental para o nosso estado”, falou.
Para Cabo Frio, Adriano pediu apoio para concretizar obras e ações que vão favorecer a recepção dos visitantes e garantir a sensação de aumento da segurança pública, como a dragagem do Canal do Itajuru, construção de uma nova rodoviária, construção de um melhor acesso ao Aeroporto da cidade e a implantação de uma base do Batalhão de Policiamento de Áreas Turísticas.
“Temos que trabalhar o potencial de Cabo Frio que é turístico. Temos um calendário de eventos com programação o ano todo para sair da sazonalidade. Não podemos viver somente do movimento da alta temporada. Estamos montando parcerias público-privadas para investir em outros tipos de turismo, como o de negócios, por exemplo. Em cinco meses de governo realizamos dois eventos esportivos internacionais que levaram o nome da cidade para todo o mundo. É nessa linha que pretendemos continuar”, afirmou Adriano.
O prefeito de Arraial do Cabo, Renatinho Vianna, aproveitou a oportunidade junto ao governador para fazer reivindicações relacionadas ao turismo e a segurança pública na cidade. Também pediu apoio ao desembargo do Porto do Forno.
Segundo Renatinho, o encontro foi bastante positivo. “O governador prometeu dar atenção especial à Região dos Lagos e garantiu também que irá entrar no circuito para que o Porto retorne com as operações”, falou.
O chefe de gabinete Lorram da Silveira, o secretário de Desenvolvimento Social Trabalho e Renda, João Carrilho, e o secretário de turismo Cesar Fernandes, estiveram no encontro representando a cidade de Búzios. Lorram conta que o assunto principal para Búzios foi o turismo. “O foco principal da nossa conversa foi o turismo; a necessidade de mais vôos nacionais e internacionais para Cabo Frio, o que beneficia toda Região dos Lagos, e diretamente Búzios. Por facilitar a chegada de nossos turistas sem que precisem fazer o trajeto de carro do Rio para a Cidade. Colocamos para o governador que o fortalecimento do nosso turismo com a melhoria no atendimento e estrutura é crucial para que possamos também colaborar com a reconstrução do Estado do Rio de Janeiro”, contou.
Durante o encontro, o prefeito Cláudio Chumbinho também aproveitou a oportunidade para conversar reservadamente com o governador e solicitou recursos do Estado para São Pedro da Aldeia. “A reunião não poderia ter sido melhor. Falei com o governador sobre a necessidade de medidas urgentes, entre elas melhorias na pavimentação asfáltica da RJ-140, além da dragagem na Lagoa de Araruama, que banha o município de São Pedro da Aldeia”, esclareceu o prefeito que também destacou o potencial de São Pedro da Aldeia para atrair novas indústrias. “Só nos últimos cinco anos já se instalaram na cidade mais de 3 mil empreendimentos, e precisamos atrair mais investimentos, porque isso é sinônimo de empregos e desenvolvimento”, disse.
No decorrer da reunião, o governador sinalizou que já tem projetos para a Lagoa de Araruama. “Temos projeto de dragagem para o canal, para poder oxigenar a lagoa, e projeto de despoluição. Tudo isso estamos avaliando agora em um contrato que está sob suspeita. O contrato está sendo reavaliado, os valores, pra gente ver se vai ser preciso fazer uma nova licitação ou se pode manter. É fundamental que nós consigamos dragar o canal pra gente dar uma vitalidade maior, mas tudo depende agora da reavaliação desse contrato”, concluiu.
Witzel recebeu ainda 118 turistas de Buenos Aires que desembarcaram no aeroporto da cidade. De dezembro a abril, 30 voos diretos, operados pela empresa Azul Linhas Aéreas, farão a conexão CaboFrio/Buenos Aires, sempre às quartas e sábados. Witzel recebeu da turista Mariel Bosia uma camisa da seleção Argentina.