Lei propõe a implantação de um Carnaval anual fora de época, no mês de julho. Objetivo da festa é incentivar o turismo e aquecer a economia
O Estado do Rio de Janeiro vai ganhar uma nova data comemorativa no calendário anual de datas oficiais. O “CarnaRio” passará a ser celebrado no mês de julho, como um “carnaval fora de época”.
A iniciativa parte da lei 9.174/20, do deputado Dionísio Lins (PP), que foi sancionada pelo governador em exercício, Cláudio Castro, e publicada no Diário Oficial Extra da última terça-feira (12). De acordo com o texto, o objetivo da festa é incentivar o turismo e aquecer a economia, com a criação de postos de empregos e vendas de produtos e serviços.
Com a determinação, a comemoração deverá contar com a participação das ligas, agremiações, blocos carnavalescos e também da Secretaria de Estado, responsável pela Cultura no Rio de Janeiro.
Carnaval 2021
Devido aos cuidados com o contágio do Covid-19, a Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa) definiu que o tradicional desfile que acontece durante o Carnaval será realizado no domingo (11) e segunda-feira (12) de julho. O adiamento prevê evitar aglomerações antes da campanha de vacinação para imunização contra o novo coronavírus.
A Prensa questionou as prefeituras da Costa do Sol sobre a programação do Carnaval 2021. Em Cabo Frio, o novo Gabinete de Soluções Contra a Covid-19 informou que ainda não fechou as definições sobre o Carnaval, e que as determinações para o feriado serão divulgadas assim que forem estabelecidas.
Já em Macaé, a prefeitura afirmou que será realizada uma reunião com o prefeito e as principais secretarias para tomada de decisões a respeito do carnaval, baseadas principalmente no controle da pandemia de Covid-19 no município e seguindo as orientações da Secretaria Municipal de Saúde.
As demais prefeituras ainda não responderam aos questionamentos.