Pular para o conteúdo
Search
Degradê com CSS

Governador do Rio é denunciado à ONU por mortes em operações policiais

witzel

Na última segunda-feira (6) o governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, foi denunciado à Organização dos Estados Americanos (OEA) e dessa vez outro órgão internacional recebeu denuncias contra o chefe do executivo estadual. Nesta terça-feira (7) a Organização das Nações Unidas (ONU) obteve o documento enviado pela presidência da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Rio (CDDHC).

O documento enviado à ONU e assinado pela presidenta da CDDHC, a deputada Renata Souza, destaca a atual política de segurança pública do Estado do Rio de Janeiro que, segundo o documento, “está cada vez mais militarizada com o uso de drones, helicópteros e carros blindados, além da técnica de snipers”.

Wilson Witzel é denunciado pela segunda vez a órgãos internacionais. Foto: divulgação

O uso destes aparatos nas operações policiais dentro das favelas e periferias do Rio de Janeiro, aumentaram consideravelmente o tempo destas operações, segundo o documento. As operações que antes duravam em média 5 horas, agora duram até 14 horas podendo chegar a mais de 24 horas de tiroteio.

“O maior problema do RJ é o fato de não haver uma política pública de segurança. O que há é um governador que se acha justiceiro, que diz que o único protocolo de segurança aplicável em seu governo é mirar e atirar na cabecinha. Sem dúvida nenhuma isso demonstra um limite da nossa democracia e o quanto a segurança pública não trabalha para assegurar o direito à vida da pessoa e sim para colocá-las em risco. Quando observamos um helicóptero atirando a esmo sem nenhum trabalho de inteligência você já expõe a naturalização de mortes nesse processo. Um governante não pode naturalizar o número de mortes e contar como se fosse sucesso de uma operação”, diz Renata Souza.

A deputada pediu à ONU que solicite das autoridades brasileiras uma declaração a respeito dos fatos apresentados e tome as providências.

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

São Pedro da Aldeia investiga suspeita de intoxicação por metanol

Prefeito de Búzios confirma avanço nas discussões sobre Taxa de Turismo Sustentável

Outubro Rosa mobiliza Estado do Rio e municípios da região com ações de prevenção ao câncer de mama e colo de útero

Documentário resgata história do Canal Campos-Macaé no 1º Circuito Macaense de Cinema Independente

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

[mailpoet_form id="2"]